quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Após festa em cadeia, detentos são transferidos para Maringá


Dez detentos que estavam presos na cadeia de Campo Mourão (na região Centro-Oeste) foram transferidos nesta terça-feira (11) para presídios de Maringá. De acordo com o delegado José Aparecido Jacovós, a transferência foi solicitada após a denúncia de tráfico de drogas dentro das celas, e que resultou no afastamento de dois agentes carcerários.
Ainda de acordo com o delegado, as transferências ( autorizadas pelo juiz corregedor de presídios Juliano Mânica) estão sendo realizadas para dar maior tranquilidade na cadeia de Campo Mourão, já que os dez homens (a maioria já condenada pela Justiça) são considerados chefes do esquema. "Os presos transferidos eram lideres de quadrilhas na carceragem e estavam agredindo outros detentos”,explicou Jacovós. A maior parte dos detentos será encaminhada para a Centro de Detenção Provisória de Maringá.Revista na cadeia
Além da transferência dos presos, o delegado ordenou uma revista geral nas celas. O trabalho realizado por cerca de 60 policiais militares e civis retirou telefones celulares, ventiladores, televisores, drogas, entre outros materiais.
Os aparelhos qeram usados para esconder drogas, celulares e estoques. “Tudo o que estava de forma irregular e servia de esconderijo de drogas, armas e celulares, foi retirado. Se há notícia de irregularidades na carceragem, a polícia tem de entrar e sanar o problema”, comentou o delegado. Depois de desmontados, os aparelhos serão devolvidos aos detentos.
Carcereiros foragidos
Os dois auxiliares de carceragem supostamente envolvidos em uma festa que durou três dias dentro da Delegacia de Campo Mourão foram considerados foragidos pela Polícia Civil nesta terça-feira (11). Além de afastados, os dois tiveram o pedido de prisão preventiva decretado na tarde de segunda-feira (10).
A dupla é acusada de liberar a entrada de drogas e bebidas alcoólicas dentro das carceragens. “Eles foram afastados do trabalho e deveriam bater ponto, mas como desapareceram, são considerados foragidos. O crime deles foi de grande repercussão e houve a necessidade do pedido de prisão preventiva. No dia da festa, os dois poderiam ter sido dominados, causando além de uma fuga em massa da delegacia, um grave problema social para a polícia resolver”, disse Jacovós.
Ainda na tarde de segunda (10), a Polícia Civil de Campo Mourão realizou buscas nas residências dos dois carcereiros, que moram em Cascavel e Campo Mourão. Porém, eles não foram encontrados. “Se eles não se apresentarem de forma espontânea, poderão ser presos em qualquer local do Brasil”, afirmou o delegado.
Festa de três dias
Nas imagens, gravadas e fotografadas por um telefone celular, um dos carcereiros aparece arrecadando dinheiro para comprar bebida. O advogado de um dos carcereiros procurado pela polícia disse à produção da RPC TV Maringá que o cliente só liberou a entrada de bebidas na delegacia porque os presos ameaçaram fazer uma rebelião. Gazeta do Povo

Nenhum comentário: