quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ex-arcebispo de Maringá é nomeado pelo Papa prefeito no Vaticano


O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, que foi arcebispo de Maringá entre 2003 e 2004, está deixando o Brasil para ser prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano. O convite foi feito pelo Papa Bento XVI.
Segundo o atual arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, o cargo que Dom João vai ocupar em Roma é muito importante para a igreja católica. “Ele vai comandar, juntamente com um grupo de secretários, as demandas dos religiosos e religiosas de todo o mundo. Essas demandas vão desde a resolver problemas pessoais de religiosos até orientações.”O religioso também será nomeado cardeal na próxima grande reunião dos cardeais e, desta forma, vai ajudar o Papa Bento XVI no governo da Igreja Católica.
Trajetória
Natural de Mafra, interior de Santa Catarina, estudou em Roma e já foi arcebispo nas cidades de Ponta Grossa, Maringá e Brasília.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Braz de Aviz, foi ordenado padre da diocese de Apucarana, em novembro de 1972.
Foi reitor do Seminário Maior de Apucarana e Londrina e, também, professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI, em Londrina. Além disso, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, em 6 de abril de 1994.
Ele sucederá, em Roma, o cardeal francês Franc Rodé, de 76 anos, que pediu renúncia da função por limite de idade.
Repercussão
O atual arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, disse que Dom João Braz de Aviz sempre foi muito respeitado por onde passou. “Conheço ele desde que era padre. Participamos de um curso juntos no México, em 1985. É um homem muito preparado. Ele é doutor em Eclesiologia, que é uma área da teologia cristã que trata da doutrina da Igreja.”
Em nome enviada à imprensa, Battisti disse que recebeu a notícia com "grata surpresa" e classificou Dom João Braz de Aviz como "amigo e companheiro".Gazeta do Povo

Nenhum comentário: