segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Paraná alerta contra a Dengue


O Paraná está em alerta para o risco de uma epidemia de dengue. O calor e as chuvas, típicos do verão, favorecem a reprodução do mosquito transmissor da doença. No ano passado, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou 33.056,00. Desse total, 32 mil foram casos chamados autóctones (aqueles em que a infecção ocorreu no Paraná), e outros 855 casos importados. Somente em Curitiba foram encontrados 65 focos da doença, em 2010. O último foco foi verificado em dezembro, no bairro Boqueirão. A bióloga Elydia Campanholo Buzéti, do Programa Municipal de Combate à Dengue, explica que houve um salto no número de casos confirmados de 2009 para 2010. Em 2009, foram apenas seis casos confirmados. Esse número subiu para 73 casos ao longo do ano passado. Segundo a bióloga, a população não pode relaxar na prevenção.  
Como nesta época muitas pessoas passam a temporada inteira longe de casa, é importante que, antes e viajar, os quintais sejam limpos. Entre os principais cuidados estão esvaziar a piscina, cobrir a caixa de água e limpar os vasos de plantas, para não deixar água parada. 
No ano passado, foram registradas 62 ocorrências de febre hemorrágica e 118 casos de dengue com complicação. Quinze pessoas morreram, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. A regional de Foz do Iguaçu foi a que apresentou mais casos autóctones: dez mil e novecentos.

Nenhum comentário: