sábado, 5 de fevereiro de 2011

Homenagem a Antonio Ito

Antonio Ito era um nome respeitado na comunidade nipônica da região Noroeste do Paraná. Desde os anos 1940, quando se mudou de São Paulo para o Paraná, ele se tornou conhecido, pouco a pouco, pelo engajamento junto aos grupos de descendentes de japoneses. Ito foi, por exemplo, presidente e vice-presidente das Associações Culturais e Esportivas de Marialva e de Maringá . Visionário, também foi um dos responsáveis pela implantação na região do gateball, esporte de origem japonesa.
Ito era um homem que mantinha hábitos por muitos e muitos anos. O filho dele, o pecuarista Carlos Nobuo Ito, 57 anos, contou que, além de treinar gateball, o pai frequentava diariamente uma sauna que ajudou a fundar em Maringá. “Meu pai só não ia para a sauna quando algo realmente o impedia”, relatou. “Ele morreu justamente nessa sauna, o lugar em que ele mais gostava de estar.”
Com o avanço da idade, os hobbies dele mudaram. Se antes aproveitava o tempo livre para pescar, nos últimos anos ele se dedicou, além do gateball, ao baralho. Ito se reunia com amigos e familiares para partidas amistosas. “Meu pai era muito sociável. Sempre se relacionou bem com as pessoas”, lembrou o filho. “Era um homem ativo, que mantinha várias atividades, e que tinha, acima de tudo, um coração de jovem.”
Deixou mulher, quatro filhos, 12 netos e dois bisnetos. Dia 23 de janeiro, de causa desconhecida, aos 87 anos.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: