sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fale de graça do seu celular


Celulares podem transmitir informação de duas formas distintas: pela tradicional rede de voz, disponível desde que esses aparelhos existem e que tem basicamente a mesma função de um telefone fixo (com a vantagem óbvia da mobilidade), e pela rede de dados, que permite, entre outras coisas, acesso à internet. Com o aumento do número de smartphones e os celulares cada vez mais se tornando pequenos computadores, o uso da rede de dados tem crescido muito.

Isso não é nenhuma novidade em uma perspectiva global - a primeira vez que o tráfego de dados superou o número de chamadas de voz foi no fim de 2009 - mas o Brasil ainda caminha nessa direção. Apesar de existirem mais celulares do que pessoas no país, a maior parte desses aparelhos são pré-pagos (o que praticamente inviabiliza o uso de dados e suas vantagens). Por outro lado, iPhones, celulares com Android e outros smartphones estão ganhando seu espaço.
Uma das vantagens desses aparelhos é que é possível usar a rede de dados para fazer ligações "gratuitas" para outros smartphones. "Grátis" aqui pode não significar exatamente sem pagar nada: é certo que você não vai pagar minutos de voz para sua operadora de celular, mas se a ligação for feita pela rede 3G, você paga normalmente o uso de dados, como se estivesse acessando seu email ou vendo um vídeo no YouTube. A segunda opção, a opção grátis de verdade, é usar redes de internet sem fio gratuitas (em cafés, restaurantes, etc).
Os aplicativos que fornecem esse tipo de serviço normalmente têm mais ou menos os mesmos recursos: ligações gratuitas entre usuários do aplicativo (e às vezes para usuários de outros programas parecidos), e chamadas para telefones normais (inclusive ligações internacionais) a preços bem mais baratos que a telefone convencional. O Skype é o programa mais famoso para esse tipo de ligação, mas não o único - recentemente a empresa ganhou dois concorrentes de peso, o Viber e o Facebook. Conheça as opções:


Skype
O Skype foi criado em 2003 e é o serviço de chamadas de voz pela internet mais conhecido do planeta. O programa está disponível em 28 idiomas e pode ser utilizado tanto em computadores quanto em celulares. Pelo Skype também é possível realizar videoconferências e trocar mensagens instantâneas com seus contatos. Depois que o aplicativo para ligações em vídeo pelo iPhone foi lançado, em janeiro de 2011, a empresa registrou 27 milhões de usuários conectados simultaneamente - recorde que subiu para 29 milhões no dia 21 de fevereiro de 2011. As diversas versões do aplicativo são gratuitas.


Viber
Lançado no fim de 2010, o Viber já se apresenta como um dos principais concorrentes do Skype. O aplicativo, disponível por enquanto apenas para iPhones, já foi baixado mais de 10 milhões de vezes. Como o Viber foi criado apenas para smartphones, é possível usar apenas o número do seu celular para entrar no aplicativo, tirando a necessidade de criar um login e uma senha. A principal aposta do Viber é a qualidade do som: a empresa afirma que trabalha com um sistema que permite ligações com áudio de alta definição. Versões para Android e Blackberry estão a caminho. Gratuito.


Facebook Messenger
Esse novo aplicativo para iPhones, iPads e iPods Touch permite que o usuário ligue para seus amigos no Facebook, estejam eles conectados pelos telefones celulares ou por computadores. Como nos outros casos, a ligação é gratuita mas usa a conexão de dados para acessar a internet. A cominação Facebook e ligações de voz pela internet é uma ameaça de peso para o domínio do Skype nesse mercado: a rede social possui mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Você pode usar o aplicativo também para mensagens instantâneas. Custa US$ 0,99. G1

Nenhum comentário: