sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Polícia liberta mulheres grávidas de fazenda de bebês na Tailândia

A polícia tailandesa desbaratou uma operação de tráfico de pessoas que vendia pela internet o serviço de barriga de aluguel e mantinha as grávidas confinadas num sítio em Bancoc, capital do país.

Oficiais do departamento de imigração prenderam 13 mulheres vietnamitas em uma casa na região de Ramkhamhaeng na última quarta-feira (23).
Sete estavam grávidas e uma outra teria dado à luz na última segunda-feira (21) em um hospital no distrito de Min Buri.
Elas vinham sendo mantidas por chineses de Taiwan que administravam o negócio considerado ilegal.
Algumas mulheres disseram que aceitaram servir de barriga de aluguel devido à promessa de pagamento de cerca de R$ 9.100 (US$5,5 mil), mas foram enganadas e tiveram seus passaportes apreendidos pela organização, informou a imprensa local.
O esquema funcionava por vendas na internet
O site http://www.baby-1001.com cobrava pelo serviço de gestação e prometia privacidade total aos usuários.
A organização funcionava como uma companhia, como uma 'fazenda produtora de bebês' e a polícia chegou a intimar um executivo da firma, Siang Lung Lor, em um escritório em Bancoc.
A operação da empresa foi descoberta depois que quatro mulheres contataram a embaixada vietnamita em Bancoc denunciando a exploração.

O pagamento pelo serviço de gestação é proibido na Tailândia pelo código de ética médico e pela regulamentação hospitalar.
Os envolvidos poderão responder por tráfico de seres humanos e outros crimes relacionados à natureza ilegal da fertilização e das gestações.
No entanto, não está claro qual será a possível pena enfrentada pelos acusados, pois leis que tratam de questões relacionadas à concepção artificial e barriga de aluguel ainda aguardam votação final no Parlamento tailandês.
O ministro de Saúde Pública, Jurin Laksanavisit, disse ao jornal The Nation que o caso é uma prioridade do governo.
- Precisamos encarar com seriedade essa questão, se não a Tailândia se tornará um lugar conhecido pelo tráfico de barrigas de aluguel.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.R7

Nenhum comentário: