quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Praças da Avenida Brasil vão receber pontos de ônibus até 2012

Até o ano que vem, as praças/rotatórias da Avenida Brasil, em Maringá, contarão com pontos de ônibus. A medida foi anunciada na noite desta quinta-feira (3), durante a apresentação do projeto de revitalização da via para os empresários.
Durante a reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), foi informado que a primeira parte das obras começam este ano, com a retirada das "espinhas de peixe". Na sequência, serão instalados pontos de ônibus em seis praças.A revitalização da Brasil pretende desafogar o trânsito da principal avenida comercial de Maringá. Com a retirada das "espinhas de peixe", os canteiros centrais terão gramados e passarão de cinco para três metros cada. Além disso, a avenida deve ganhar mais duas faixas, aglilizando o tráfego. A pista passará de dez para onze metros de largura.
Próximo aos pontos de ônibus, as faixas da esquerda serão exclusivas para o transporte coletivo. "Teremos pelo menos 20 anos de tranquilidade no que se refere à fluidez do trânsito", afirmou o engenheiro de tráfego da Secretaria dos Transportes (Setran), Gilberto Purpur.
Além das rotatórias, também serão instalados pequenos pontos ao longo da via, nos canteiros centrais. A expectativa da prefeitura é de que os ônibus passem pelos pontos a cada três minutos durante os horários de pico. Tempo de espera que aumenta para sete minutos em outros horários. Segundo o prefeito Silvio Barros, uma das intenções do projeto é melhorar o transporte coletivo e incentivar o uso do serviço pelos moradores dos bairros.
Revitalização das praças
Além da instalação de pontos de ônibus, as praças podem receber outras melhorias, como Academias da Terceira Idade (ATIs)e a instalação de estabelecimentos comerciais, como cafeterias. O objetivo é revitalizar esses espaços.
As modificações devem ser feitas nas praças do Expedicionário, Sete de Setembro, José Bonifácio, Rocha Pombo, Souza Naves e Ivaí. "Tenho certeza que essas mudanças vão ajudar os comerciantes da Avenida Brasil", afirmou o prefeito.
Primeira fase das obras deve terminar até novembro
A retirada das espinhas e a inclusão de duas pistas deve ser feita até o dia 15 de novembro deste ano. No entanto, ainda não há data para o início dos trabalhos. Questionado pelos comerciantes, Barros afirmou que as obras não devem começar antes do "Dia das Mães", o que poderia atrapalhar as vendas no local.
Obra não será financiada pelo BID
De acordo com Silvio Barros, a revitalização da Avenida Brasil não será mais financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como o projeto aprovado pelo órgão foi modificado, o município não quis esperar por outra análise do BID, o que levaria cerca de 300 dias. Para a obra, serão aplicados R$1 milhão repassados pelo Ministério das Cidades no final do ano passado. O restante será pago com recursos municipais. O valor previsto para as obras não foi revelado. Novos financiamentos não foram descartados.
O acordo entre a prefeitura de Maringá e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) havia sido firmado em setembro do ano passado. Pelo contrato de empréstimo, seriam entregues US$ 13 milhões ao município, que seriam revertidos para obras de revitalização da área central da cidade e melhorias do sistema de transporte e de mobilidade urbana. Além da Avenida Brasil, os investimentos também seriam aplicados na transposição da UEM e no rebaixamento da via férrea da cidade. Gazeta do Povo

Nenhum comentário: