quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Municípios da região podem ligar de graça em orelhões da oi


 A partir desta quinta-feira (30), as ligações locais de telefones fixos para outros fixos feitas em orelhões da operadora Oi não poderão ser cobradas em 2.020 municípios, de nove Estados - Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe.

No Paraná, a medida vale para 282 municípios. Na Região Metropolitana de Maringá (RMM), as ligações gratuitas poderão ser  feitas de graça nos orelhões de 16 municípios: Astorga, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Doutor Camargo, Floraí, Flórida,  Iguaraçu, Ivatuba, Jandaia do Sul, Lobato, Mandaguaçu,  Munhoz de Mello,  Presidente Castelo Branco, Santa Fé e São Jorge do Ivaí.

2020 municípios podem ligar de graça entre fixos a
partir de orelhões da Oi desde esta quinta-feira
A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.
A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação. A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela Oi em cada cidade.
Desde abril, a mesma proibição de cobrança foi determinada para a Embratel, nas chamadas nacionais de longa distância feitas por meio do código 21 nos 1,5 mil orelhões sob responsabilidade da concessionária.
Segundo o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto, a estimativa de investimentos de todas as operadoras para o cumprimento do plano de revitalização é R$ 205 milhões. A Oi deverá investir R$ 170 milhões para revitalizar os orelhões do País.

No caso da Oi, o índice de planta ativa de orelhões era 70% em setembro do ano passado e em junho deste ano passou para 86%.
Outro lado
Por meio de nota enviada à imprensa, a Oi informou que assumiu, no segundo semestre do ano passado, compromisso com a Anatel de revitalizar sua planta de telefones públicos (orelhões) e que o cronograma de realização dessas melhorias foi prejudicado por questões alheias à vontade da companhia, como o atraso na entrega de 135 000 equipamentos por parte de fornecedores nacionais e intempéries climáticas. Por conta desse atraso, a companhia cogitou junto à Anatel a homologação de fornecedores estrangeiros dos equipamentos. Além disso, a empresa vem realizando mensalmente a atualização, junto à agência reguladora, de informações sobre o cronograma".
A empresa informa ainda que houve melhora significativa dos indicadores estabelecidos no compromisso. Mas, em virtude de alguns atrasos, a Oi optou por uma forma de compensação pública e voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões (em ligações locais para telefones fixos) nos municípios que não puderam ser atendidos no prazo acordado, como forma de reparação junto aos usuários dessas localidades. A Oi acrescenta que continua trabalhando no plano de recuperação dos orelhões e tem intensificado os esforços para mitigar os problemas enfrentados ao longo de sua execução.
A companhia informa que, conforme estabelece o compromisso, cerca de 252 000 aparelhos serão trocados no período 2012/2013. Além da degradação provocada por fatores como intempéries climáticas, os orelhões são constantemente vandalizados, por isso é importante a colaboração de todos no sentido de que os aparelhos sejam preservados.
A Oi opera mais de 700 mil orelhões em cerca de 4000 municípios e está implantando um programa de uso dessa estrutura para colocação de hotspots de wi-fi, de modo a ampliar sua cobertura externa sem fio de banda larga.O Diario

Nenhum comentário: