quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Petista preso na Argentina está nomeado no gabinete de filho de Dirceu na Câmara

   

andre-zeca
Carlos Ohara, UOL
Um secretário parlamentar na Câmara Federal está preso na Argentina acusado de dois roubos qualificados, com o uso de uma pistola 9mm falsa, praticados contra duas mulheres, sendo uma delas menor de idade. Os crimes ocorreram na cidade de Puerto Iguazu, na fronteira com a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, na semana passada.
A polícia argentina investiga a suposta participação do homem em outros roubos com características semelhantes, ocorridos na cidade nos últimos dias.

O acusado, André Roberto Alliana, morador de Foz do Iguaçu, ocupou o cargo de secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores no Paraná e foi assessor do ex-deputado petista André Vargas, condenado a 14 anos de prisão na operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Alliana também foi nomeado no início deste mês para ocupar o cargo de secretário parlamentar, com salário de R$ 2.595, no gabinete do deputado federal Zeca Dirceu (PT), filho do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, este também preso na Lava Jato. Sua nomeação foi publicada no boletim administrativo da Câmara Federal no último dia 14.
Em 2014, Alliana havia atuado como um dos coordenadores da campanha da senadora Gleisi Hoffmann (PT), também investigada na Lava Jato, e de Zeca Dirceu na região da fronteira. Anteriormente, o secretário parlamentar fora membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente e secretário de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu entre 2004 e 2006.
De acordo com informações da oficial Viviana Merlo, relações públicas da polícia de Puerto Iguazu, Alliana teria abordado uma jovem na madrugada de quinta-feira (21) na rua e exibindo a pistola e a obrigou a entregar a carteira. Após o roubo, a mulher encontrou um carro da polícia e comunicou o crime, repassando as características físicas do ladrão.
Ao realizarem rondas na cidade, os policiais encontraram o suspeito, que tentou fugir e na perseguição acabou fraturando o fêmur. Com Alliana, os policiais encontraram vários documentos e objetos pertencentes a outras pessoas e a arma falsa.
Após ser atendido em um hospital da cidade, Alliana foi levado para a Unidade Regional 5 da Polícia de Missiones. Uma menor, que havia sido vítima de roubo na madrugada anterior, quarta-feira (20), também reconheceu Alliana em fotografias. A justiça argentina determinou a manutenção da prisão de Alliana durante as investigações de outros dez crimes semelhantes ocorridos na cidade.
O UOL não conseguiu contato com a defesa de Alliana nem com o deputado Zeca Dirceu.
Mal assessorados
Não é a primeira vez que assessores do deputado Zeca Dirceu e da senadora Gleisi Hoffmann se envolvem em situações criminais. Em maio de 2014, policiais do Paraná prenderam em flagrante Lucy Mary Silvestre Esteves, ex-assessora de Dirceu, que havia sacado R$ 30 mil de uma agência da Caixa Econômica Federal, na cidade de Umuarama, no oeste paranaense.
A mulher apresentou um documento com assinatura falsa para resgatar o valor de uma suposta ação judicial.
Em agosto de 2013, o ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República Eduardo Gaievski –nomeado na época que Gleisi ocupava a pasta, foi preso em Foz do Iguaçu, sob a acusação de estupro de vulnerável, quando tentava fugir para o Paraguai.
Atualmente, Gaieviski cumpre pena Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Barracão, no sudoeste do Paraná. Já na sexta condenação por crimes sexuais, de um total de 14 processos onde figura como réu, o ex-assessor soma 101 anos e 5 meses de prisão.UOL

Nenhum comentário: