terça-feira, 6 de julho de 2010

Após décadas de ausência, Copa vai rever Uruguai ou Holanda na final


Holanda e Uruguai se enfrentam nesta terça-feira (6) às 15h30 (horário de Brasília), em partida que vale o fim de décadas longe de uma final da Copa do Mundo. A última vez que o time laranja da Europa chegou à decisão foi em 1978, há 32 anos, enquanto os sul-americanos disputaram pela última vez a taça do Mundial em 1950, há 60 anos.

A partida de semifinal na África do Sul será realizada no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, um confronto que colocará frente a frente dois times com muita história na Copa
Se de um lado a Holanda reinventou o futebol na década de 70 com o seu "carrossel", e desde então tem apostado em times técnicos e ofensivos, os uruguaios podem se vangloriar de serem bicampeões mundiais. De um jeito ou de outro, ambas as seleções fazem mais parte do passado em Copas do Mundo do que do presente.


O Uruguai foi campeão do mundo diante de seu povo em 1930, na primeira edição do Mundial. O 4 a 2 contra a Argentina no último jogo marcou a campanha perfeita do time de Scarone, Castro e Cea. Vinte anos depois, em 1950, a Celeste derrubou o Brasil por 2 a 1 em pleno Maracanã, o maior trauma dos pentacampeões mundiais do futebol.

Nenhum comentário: