sexta-feira, 2 de julho de 2010

Atentados matam ao menos 41 em mesquita no Paquistão


Três homens-bomba atacaram nesta quinta-feira uma mesquita sufi em Lahore, no leste do Paquistão, deixando pelo menos 41 mortos e mais de 120 feridos, segundo autoridades. Foi o segundo atentado grave na cidade em um mês.
O ataque aconteceu por volta das 23h locais (15h, no horário de Brasília) de hoje, dia especial no calendário sufi no qual centenas de fiéis costumam se reunir na mesquita de Data Darbar.
Vários devotos visitavam o santuário do santo sufi persa Syed Ali Hajwairi, no centro da cidade, quando os ataques ocorreram. Um dos suicidas se explodiu no portão do enorme templo de mármore, e outros dois agiram no subsolo, onde fiéis se lavavam antes de orar.
"Cadáveres estão espalhados por todo o pátio da mesquita", disse o fotógrafo da Reuters Mohsin Raza do local. "Há sangue por todo lado. Dois dos mortos eram meus amigos. Foi muito horripilante", relatou ele, com a voz embargada.
O templo guarda os restos de um santo sufista, Abul Hassan Ali Hajvery, e é visitado por centenas de milhares de pessoas por ano, tanto muçulmanos sunitas como xiitas.
O sufismo é a corrente mística do Islã. Diferentemente de outros muçulmanos, seus seguidores procuram uma ligação direta com Alá por meio de cânticos ou danças, por exemplo.
IG

Nenhum comentário: