terça-feira, 27 de julho de 2010

Bin Laden

Arquivos secretos trazem evidência de

paradeiro de Bin Laden, diz jornal
Os arquivos secretos sobre as operações dos Estados Unidos no Afeganistão revelados no último domingo (25) pelo site WikiLeaks mostram evidências do paradeiro do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, informou nesta terça-feira (27) o jornal britânico Daily Telegraph.

De acordo com o diário, as evidências contradizem a informação do chefe da CIA (serviço de inteligência dos EUA), que em junho afirmou que os americanos não recebiam nenhuma novidade sobre o paradeiro de Bin Laden desde 2003.
Na ocasião, Leon Pandetta afirmou que a última vez que os EUA tinham recebido "informação precisa" sobre Bin Laden foi "no início dos anos 2000", mas os relatórios de inteligência revelados no último domingo mostram várias ocasiões em que agentes teriam visto sinais do terrorista saudita.
De acordo com o The Guardian, Bin Laden teria comparecido a reuniões com terroristas suicidas em 2006, no Paquistão.
Um "relatório de ameaça" emitido pela Força Internacional de Assistência à Segurança do Afeganistão (Isaf) diz que os "personagens" mais importantes que compareciam às reuniões eram o líder do movimento insurgente Taleban, mulá Omar, e o líder da Al Qaeda, Bin Laden.
Os governos de Estados Unidos, Reino Unido e Paquistão criticaram nesta segunda-feira (26) a divulgação dos documentos secretos pelo site WikiLeaks, uma espécie de Wikipedia das informações confidenciais.

O Departamento de Defesa dos EUA ordenou a revisão completa dos documentos para apurar se o vazamento coloca em risco pessoas ou localidades envolvidas na guerra do Afeganistão.
O Pentágono disse que a revisão levará "dias, se não semanas" e que é muito cedo para avaliar o dano provocado por eles.
R7

Nenhum comentário: