sábado, 17 de julho de 2010

Dois fiscais da Receita Estadual são presos por cobrar propina de empresário

Do jornal de Londrina
Dois fiscais da Receita Estadual de Londrina foram presos em flagrante, na manhã desta sexta-feira (16), depois de cobrarem R$ 2 mil de proprina de um empresário. As prisões ocorreram perto do Centro Cívico, região central, e foram realizadas por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com o promotor Jorge Fernando Barreto da Costa, o pedido de propina aconteceu nesta manhã, quando os fiscais abordaram o empresário, que é do ramo da construção civil. Ele fazia uma entrega de produtos a um cliente.

“Eles [os fiscais da Receita] pediram o valor para não aplicar uma multa. A vítima então pediu um tempo para arrumar o dinheiro e entrou em contato com o Gaeco. Imediatamente, passamos a acompanhar a entrega do dinheiro e prendemos os dois fiscais a 100 metros de onde eles haviam recebido o pagamento”, disse Costa.
Os fiscais, que não tiveram os nomes divulgados, negaram o pedido de propina. Um deles afirmou que havia sacado o dinheiro na noite da quinta-feira (15), para pagar contas particulares. Os dois foram encaminhados para a sede do Gaeco.
Para o promotor, é importante que empresários que sejam alvos de pedidos de propina denunciam os fiscais. Segundo Costa, somente “dessa forma será possível coibir este tipo de corrupção”. “O Gaeco está aberto para receber estes tipos de denúncias. Qualquer empresário que for alvo deste tipo de ação deve denunciar”, afirmou.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Receita Estadual em Londrina disse que não se manifestaria sobre o assunto.

Nenhum comentário: