sexta-feira, 9 de julho de 2010

Geórgia afirma ser lar da pessoa mais velha do mundo, com 130 anos


Autoridades da Geórgia afirmam que uma mulher da ex-república soviética, moradora de uma vila remota, fez 130 anos nesta quinta-feira (8), tornando-se assim a pessoa mais velha do mundo.
Antisa Khvichava nasceu em 8 de julho de 1880, segundo Georgiy Meurnishvili, porta-voz para registro civil do Ministério da Justiça.
Ela vive com seu neto de 40 anos em uma chácara cercada de videiras. Ela está aposentada de seu trabalho como colhedora de chá e milho desde 1965, quando tinha 85 anos, segundo os documentos.
"Eu sempre fui saudável e trabalhei toda minha vida, em casa e no campo", disse ela durante sua festa.
Ela estava bem vestida, de batom e segurando sua bengala.
Antisa não fala georgiano, mas só a linguagem local.
A certidão de nascimento dela foi perdida, em meio às muitas revoluções e guerras civis que a região enfentou no século passado.
Mas as autoridades mostraram dois documentos da era soviética que atestariam sua idade.
O Grupo de Pesquisa de Gerontologia, norte-americano, atualmente reconhece a francesa Eugénie Blanchard, de 114 anos, como a mulher mais velha do mundo. A organização ainda deve verificar os documentos de Antisa.
A georgiana tem um filho, 10 netos, 12 bisnetos e 6 trinetos.
Seu filho, Mikhail, de 70 anos, aparentemente nasceu quando ela tinha 60. Ela disse que teve dois filhos de um casamento anterior, mas que eles morreram de fome durante a Segunda Guerra Mundial.
Antisa tem dificuldade para andar e ficou de cama a maior parte do tempo nos últimos sete anos. Mas ela tenta não dar trabalho para a família, segundo seu filho.
O seu corpo mostra os efeitos da idade, mas a mente continua lúcida, segundo os familiares.
Durante sua festa de aniversário, ela ganhou bolo de gelatina, pratos tradicionais e música folclórica ao vivo.

Nenhum comentário: