terça-feira, 20 de julho de 2010

Maringá tem 3ª maior taxa veículos/habitantes do País


Maringá é o terceiro município do Brasil com maior número de veículos por habitante. Existem 68,5 automotores para cada cem maringaenses. 
A cidade líder no ranking é São Caetano do Sul, no ABC paulista, onde 75,4% dos habitantes são motorizados. Em segundo lugar aparece Brusque (SC), com 71,4 veículos para cem moradores.
O mapeamento dos municípios com mais veículos por habitante foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo. O Paraná tem 14 cidades na lista, entre elas Curitiba e Londrina. Na capital, 65,4% dos curitibanos são motorizados. Em Londrina, 54,8% dos moradores têm carro.
Mas o que explica tantos automóveis em Maringá? Para o economista Joilson Dias, a resposta está na renda do maringaense. A maioria das famílias pertence às classes A, B e C, que têm acesso ao crédito.
"Soma-se a isso a queda dos impostos dos automóveis e teremos forte demanda por veículos".
O gerente de vendas da Servopa ¿ revenda Volkswagen em Maringá ¿, Yoshio Sugawara, tem a mesma opinião de Dias.
Ele cita como atrativos à compra de um zero quilômetro as taxas de juros acessíveis e as vantagens oferecidas pelas montadoras, como emplacamento e IPVA grátis.
O rendimento médio do maringaense saltou de R$ 696,88 em 2003 para R$ 1.043,60 em 2008. "Antigamente, quem comprava carro eram as classes A e B. Hoje, até a classe E tem carro zero", diz Sugawara. "A compra do automóvel é vista como realização pessoal", emenda Dias.

O Diario

Nenhum comentário: