segunda-feira, 5 de julho de 2010

Na Faep, Beto Richa recebe Plano Diretor para o Agronegócio



O candidato da coligação Novo Paraná ao Governo do Estado, Beto Richa, recebeu na manhã desta segunda-feira (5), em Curitiba, o Plano Diretor para o Agronegócio, proposto pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). “O interior, onde 70% da população dependem do agronegócio, está estagnado”, afirmou o presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette. Além da Federação da Agricultura, compõem o Sistema Faep o Senar Paraná e o Sindicato Rural.
“O agronegócio deve ser prioridade para o Governo do Paraná, uma vez que é a base de nossa economia”, afirmou Beto. “Precisamos de uma gestão competente, dinâmica e vigorosa, que possa garantir uma estrutura de governo com mais qualidade e força para dar as respostas que a sociedade espera.”Ao receber o documento, Beto afirmou que o Paraná precisa de um novo jeito de governar, com austeridade no uso dos recursos públicos, uma administração moderna e com espírito democrático. “Se não formos competentes na gestão dos recursos públicos, o governo não terá dinheiro para fazer os investimentos necessários que promoverão as transformações que a sociedade anseia.”
O economista Antonio Poloni, assessor da presidência da Faep, avalia que o Paraná parou no tempo. “A participação do Paraná no valor bruto da produção agropecuária do Brasil vem caindo ano a ano”, observou Poloni, ao informar que a participação paranaense era de 17,9% em 2002 e foi de 13,9% em 2008. As razões do declínio estão ligadas ao baixo investimento em infraestrutura e à falta de ações integradas do Governo do Estado de apoio à agroindústria. “Se resolvermos alguns gargalos de infraestrutura, por exemplo, podemos nos tornar mais competitivos no exterior”, disse Poloni, lembrando que o Paraná também vem perdendo mercado externo nos últimos anos.
Fabio Campana

Nenhum comentário: