terça-feira, 6 de julho de 2010

Passado um ano do primeiro caso, 309 já morreram da doença no Estado


Passados 365 dias da primeira confirmação de contágio pelo vírus influenza (H1N1) no Paraná, mais de 65 casos foram positivados, com 309 mortes registradas. Os dados de 2010 mostram que das 1.419 pessoas que contraíram a doença, 53% são do sexo feminino e outros 47% do sexo masculino. Das 15 mortes de 2010, 73% foram de mulheres e 27% homens. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
De acordo com levantamento, entre os sintomas que mais aparecem nos casos confirmados em 2009 e 2010, tosse, febre e mialgia (dor muscular localizada ou não) foram os mais frequentes.
No Paraná já foram vacinadas mais de 5,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 52% da população. A secretaria calcula que mais de 6 milhões de pessoas estejam imunizadas no Estado, contando-se também aqueles que tiveram a doença ou que tiveram contato com pessoas infectadas e que ficaram imunes.
Atualização
Profissionais das 22 regionais de saúde do Paraná participam nesta semana, em Curitiba, da reunião de atualização de enfrentamento ao vírus influenza (H1N1) pandêmico. Ao todo, mais de 120 profissionais de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, da Atenção Básica e da Central de Regulação, entre outros, participam do evento.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos, o objetivo da reunião é atualizar as equipes no propósito de padronizar as estratégias de enfrentamento da doença no Paraná. "Esse momento é oportuno para avaliarmos nesses 12 meses, desde a confirmação do primeiro caso da gripe A no Estado, nossas evoluções no combate a doença e definirmos novas panoramas de enfrentamento", completou.

Nenhum comentário: