quinta-feira, 8 de julho de 2010

'Playboy' portuguesa homenageia Saramago e estimula polêmica.

'Playboy' portuguesa homenageia Saramago e estimula polêmica.   Se para o Vaticano a mente de José Saramago esteve sujeita a uma "desestabilizadora banalização do sagrado" - conforme artigo publicado no "L'Osservatore Romano" em 19 de junho, um dia após a morte do escritor -, uma recente homenagem ao português deixou vários de seus admiradores desestabilizados com o que entenderam como uma espécie de banalização da sua obra.

Saramago: polemista mesmo
depois de morto
Trata-se do ensaio de capa da "Playboy" que chegou às bancas de Portugal no dia 1.º de julho e que conseguiu, ao mesmo tempo, reunir críticas e elogios tanto de fãs do autor quanto daqueles que condenavam seu ateísmo.Numa espécie de Pietá com papéis invertidos, um homem representando Cristo apoia uma mulher seminua e tatuada no colo, sobre uma cama em cuja cabeceira lê-se a inscrição "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" - nome do livro de 1991 que acirrou a briga entre Saramago e a Igreja Católica.

A chamada principal da revista é para entrevista com o escritor, a mesma que foi publicada em 1995 pela Playboy brasileira. A conversa vem acompanhada por ensaio no qual o personagem aparece cercado de mulheres seminuas em situações variadas: num "flagrante" de prostituição; numa cozinha, perto de uma mulher armada; observando uma cena de lesbianismo, etc.

Nenhum comentário: