sábado, 10 de julho de 2010

Pressionado pelo MP, prefeito reabre desvio na Estrada dos Pioneiros

Depois de quatro dias contrariando a decisão do Ministério Público (MP), o prefeito de Presidente Castelo Branco (a 34 quilômetros de Maringá), Valdomiro de Souza (PDT), cedeu e enviou as máquinas para reabrirem a rodovia LK-002, conhecida como a Estrada dos Pioneiros, localizada na entrada da cidade. O trecho era usado como um desvio para os motoristas deixarem de pagar o pedágio.A rodovia foi fechada em agosto do ano passado. Para interromper o tráfego, a prefeitura alegou que os agricultores locais estavam sendo prejudicados pelos veículos que levantavam poeira contra as plantações.


Outro argumento foi o de que a manutenção do local onerava o município, apesar de o caminho ser usado apenas por motoristas de outros municípios que buscavam fugir do pedágio.

A prefeitura tem um acordo com a concessionária pelo qual os moradores de Castelo Branco pagam 20% do preço da tarifa. Com a reabertura da Estrada dos Pioneiros, o convênio perde o valor.

No último dia cinco, o MP determinou que o trecho deveria ser reaberto. O descumprimento da medida acarretaria multa diária de R$ 500. Souza chegou a declarar que pagaria a multa, mas a estrada continuaria bloqueada.

Ontem, quando recebeu a intimação da juíza da Vara Civil de Nova Esperança, Roberta Carmem Scramim de Freitas, no entanto, o prefeito decidiu acatar a ordem judicial. "Vamos cumprir a lei."

Quanto à resistência em aceitar a decisão do MP, Souza destaca que defendia os interesses da população da cidade, que agora perde um benefício. "Não posso pensar em outros municípios; sou prefeito daqui, não de lá."

O Diario

Nenhum comentário: