terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em defesa da barba – feminina

Sou famosa na minha família por minha intolerância com os pelos – os meus e os alheios. Ando com uma pinça dentro do carro, outra dentro da bolsa e, na semana passada, ganhei da minha vó um espelho daqueles de aumento para ajudar ainda mais na tarefa de arrancar aquele pelo que teima em nascer no lugar errado. Mais do que uma necessidade estética – alguns dos meus pelos são tão finos que só eu mesma, com esforço, enxergo –, virou uma mania, quase um passatempo mesmo.
Sabendo disso vocês podem imaginar o meu espanto quando li que há um movimento de
mulheres que defendem os pelos faciais femininos. Para essas mulheres, sobrancelhas bastas, bigodinhos ou bigodões e até barba não devem ser incomodados por pinças, cera quente ou fria ou lâmina (cá entre nós, lâmina ninguém deveria usar mesmo, porque só engrossa os pelos).
A britânica Jessica Burton, por exemplo, criou há dois meses a campanha
Hairy Awarey, que incentiva as mulheres a ficar ao natural. Se muitas mulheres aderirem à iniciativa, ter pelos é que vai ser normal, e não depilá-los, imagina Jessica.
Ela afirma que deixar de se depilar pode mudar sua vida para melhor. Uma leitora comentou que encontrou até razões de saúde para assumir os próprios pelos: “Ser peluda é bom para você! Fui recentemente ao médico por causa de uma dor nas axilas e ele me perguntou se eu havia feito alguma coisa que poderia ter causado irritação, como depilação. Eu fiquei orgulhosa de dizer que não!”

Mulher 7x7

Nenhum comentário: