quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O porquê do pai na vida de um filho

Palavra Pastoral:
Os alunos de certa classe de Escola Dominical foram estimulados a desenhar um retrato de Deus. Ao final do tempo determinado, a professora pediu que os alunos mostrassem seus trabalhos. Com muita alegria e descontração, um a um foi apresentando sua criação. Uma delas pintou Deus na forma de um arco-íris brilhantemente colorido. Outra desenhou o rosto de um homem velho saindo de uma nuvem. Houve um que mostrou Deus como um super-homem. Porém, talvez o que melhor descrevia Deus era mostrado por uma orgulhosa e risonha menina que falou: "Eu não sabia como era Deus e, por isso, desenhei o retrato do meu papai." Bem disse Glen Wheeler: “Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus em seu próprio pai". Por isso Deus põe o pai na vida de uma criança.

Não é fácil ser pai de verdade. As exigências da Bíblia se revelam como um padrão de excelência em caráter, educação e encorajamento, que sózinho pai nenhum atinge. Para tanto, nós pais, precisamos estabelecer um relacionamento pessoal com o Espírito Santo. Devemos nos apegar aos ensinos da Palavra de Deus. Termos fé que o sangue de Jesus purifica a nós, nosso lar e nossos filhos. Darmos exemplo de nossa confiança no Pai celeste aos nossos filhos.

O padrão de excelência exigido pelo Senhor aos pais, configura-se, dentre outros desafios, o de cada pai ter a consciência de que a identidade e o conceito de Deus é construída na mente de uma criança, a partir da forma com que ela vê seu pai ser e viver.

Como você pode parecer com Deus para os filhos? Expresse amor pelos seus filhos, o que implica interesse pela vida e problemas deles. Seja íntimo de seus herdeiros, o que exige investir tempo neles. Lute pela vitória dos seus descendentes, o primeiro passo é assimilando que eles são herança de Deus. Impeça de irem e não leve seus filhos para o mundanismo, conduza-os segundo os padrões do céu à presença do Pai celeste. Não se omita em disciplinar seus amados, no temor do Senhor, no futuro, quando a maturidade deles chegar, irão lhe agradecer por isso. Além disso, se os meninos errarem, ministre a eles o perdão verdadeiro, afinal de contas, Deus também lhe perdoa constantemente.


Robson Brito serve a IEADCEMAR como presidente; é casado com Rute e é pai de Aron, Beatriz, Artur e Laura.

Nenhum comentário: