quinta-feira, 26 de maio de 2011

Medicina bate recorde: 318,1 candidatos por vaga; confira a concorrência de todos os cursos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, na manhã desta quinta-feira (26), a concorrência para o Vestibular de Inverno 2011. O curso de Medicina bateu recorde, chegando a 318,1 candidatos por vaga. O número de inscritos é o maior já registrado na instituição: 23.800 pessoas.
O segundo curso mais concorrido foi Arquitetura, com a disputa de 77,2 vestibulandos por vaga, seguido de Engenharia Civil (campus Maringá), com 56,6, Engenharia Mecânica, com 54,5, Odontologia, 53,5, e Direito, 52,7.
Confira aqui a concorrência de todos os cursos.
O último recorde registrado pelo curso de Medicina foi registrado em 2009, com 267,4 concorrentes por vaga. Naquele ano, o número de inscritos também foi um dos maiores registrados: 23.031. Em relação ao último Vestibular de Inverno, que teve 21.776 candidatos, houve um aumento de 9,2% no número de inscritos.
O presidente da CVU, Emerson Arnaut de Toledo, fala que o crescimento ocorreu pois diversos cursos foram ofertados pela primeira vez no Vestibular de Inverno, como Comunicação e Multimeios, Artes Cênicas, Artes Visuais, Engenharia Civil em Umuarama, entre outros.
“Eles estavam presentes no concurso de verão de 2010, mas no Vestibular de Inverno é primeira vez”, ressalta.
Dois fatores influenciaram no recorde da concorrência. No Vestibular de Inverno deste ano o número de vagas ofertadas foi menor: 1488. Em 2010 eram 1542, em função dos cursos abertos em Ivaiporã, cujas vagas foram ofertadas em um único concurso.
Além disso, esse ano, cerca de 20% das vagas foram reservadas para os estudantes que realizaram o Processo de Avaliação Seriada (PAS), que começam a graduação em 2012.
Para explicar o crescimento no número de inscritos, Toledo lembra que o prestígio atingido pela UEM, considerada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) a melhor universidade do Paraná, ajudou a divulgar o nome da instituição. “Esse ano tivemos um aluno inscrito de Angola, além de estudantes de diversos estados do Brasil”, afirma.
Cotistas
Foram disponibilizadas, este ano, 1488 vagas, sendo 286 para cotistas. Em alguns cursos, a concorrência entre os cotistas é maior que a disputa geral, como no curso de Administração noturno, que teve 22,2 candidatos por vaga entre os cotistas e 19,5 no geral.
Toledo explica que os alunos cotistas concorrem, incialmente, nas vagas gerais. Se não forem aprovados, disputam as vagas exclusivas para os cotistas.Rubia Pimenta

Nenhum comentário: