domingo, 10 de julho de 2011

Maringá registra 622 mil multas em nove anos

A Secretaria de Transportes (Setran) de Maringá divulgou o balanço com o número de multas aplicadas na cidade nos últimos nove anos. Segundo o levantamento, mais de 573 mil motoristas foram autuados entre 2002 e 2010. Somados também os primeiros seis meses de 2011, chegam a 622,7 mil o número de infrações anotadas pelos agentes da Setran, radares e olícia Militar (PM), no perímetro urbano de Maringá.
No mesmo período, o número de multas aplicadas cresceu pouco mais de 70%, enquanto a frota de veículos licenciados em Maringá cresceu 88% - de dezembro de 2002 a maio de 2011. Atualmente Maringá 189,7 mil motoristas habilitados e 244,1 mil veículos licenciados.
O levantamento da Setran mostra que nos últimos nove anos (desde 2002) foram registrados 52.676 acidentes em Maringá, média de 5,8 mil acidentes por ano.
Os números, que estão disponíveis no site da Setran, apontam que, apesar da frota ter crescido 42% nos últimos cinco anos, o número de acidentes cresceu "apenas" 30%. No mesmo período, o número de vítimas fatais aumentou 58%, bem acima do índice de crescimento da frota e dos acidentes registrados.
Para o secretário de Transportes, Valdir Pignata, apenas multar não conscientiza, nem resolve o problema do trânsito. Ele diz ser a favor da realização de campanha educativas como forma de diminuir o número de acidentes e vítimas.
"Estamos investindo nesse caminho, tanto fazendo campanhas educativas, como intensificando as blitze em conjunto com a PM".
O Secretário disse que a Prefeitura não planeja mais aumentar o número de pardais e outros dispositivos, que aplicam multas automaticamente, e revelou que mais o número de agentes de trânsito vai aumentar em 56,8% até agosto.
Vinte e nove aprovados no concurso para a função foram convocados para assumir os cargos. O efetivo dos fiscalizadores passará dos atuais 51 para 80. "Esses novos agentes representam um reforço que estamos aguardando faz tempo e que conseguimos agora", completou.
Com mais agentes a Setran pretende passar a fazer a fiscalização do transito 24 horas. Hoje, quem precisa de agente de trânsito só consegue atendimento até o início da madrugada. A jornada atual de trabalho deles é das 7h à 1h.

Multa educa?

Augusto Micheletti, 20,
DJ
"Sim. Quando se coloca
a mão no bolso o
motorista acorda e passa
a ficar mais atento e a
respeitar o trânsito."

Lucimar Souza da
Silva, 30, administrador
"A multa dói no bolso.
Só assim pra criar
consciência. Eu não
usava cinto de segurança,
levei uma multa e nunca
mais sai sem cinto."

Edson Gonzalez, 50,
comerciante
"Multar não resolve.
Precisa fazer campanhas
na TV, nos jornais e um
trabalho com as crianças,
como fizeram os Estados
Unidos.
Edmundo Pacheco

Nenhum comentário: