terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ônibus da Secretaria de Saúde disponibiliza exames gratuitos

Outubro é o mês de conscientização e combate do câncer de mama, daí o sugestivo nome de Outubro Rosa. Em todas as terças-feiras deste mês, inclusive hoje, a Secretaria de Saúde realizará exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama em um ônibus estacionado no Maringá Park Shopping Center. O atendimento é das 9 às 18 horas. 

As mulheres com mais de 40 anos receberão o encaminhamento para o exame de mamografia no Hospital Municipal e não enfrentarão filas. O serviço poderá ser usado por qualquer mulher, mas é voltado principalmente para as funcionárias das lojas e da administração do shopping – inclusive os resultados dos exames serão entregues em cada loja no final do mês, e em casos especiais serão agendados com os profissionais de saúde no Maringá Park.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e representa 22% dos novos casos. A estimativa é que apenas no ano passado este tipo de câncer somou 52.680 novos casos. Já o câncer de colo de útero é o segundo mais frequente entre as mulheres e faz 4,8 mil vítimas fatais por ano. A unidade móvel já esteve na praça Raposo Tavares e até o final novembro estará disponível também em outras localidades.

Nenhum comentário: