quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Temporal derruba árvores e deixa moradores de Maringá no escuro




Ruas alagadas, semáforos desligados, árvores caídas, longos congestionamentos e bairros no escuro. Esses foram alguns dos transtornos causados pela forte chuva que caiu em Maringá no início da noite desta quinta-feira (3). No intervalo de apenas 15 minutos, entre às 18h e às 18h15, choveu 26,2 milímetros na cidade, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. No acumulado do dia já são 64 milímetros.

Pelo menos 11 pessoas tiveram que ser resgastadas por equipes do Corpo de Bombeiros de veículos arrastados pela enxurrada. Sete delas estavam em um ônibus do transporte coletivo que ficou alagado na Avenida Colombo. Na Rua 28 de Junho, na Vila Morangueirinha, duas mulheres também precisaram de ajuda para deixar o veículo atolado em meio a lama que invadiu a via.
No Conjunto Patrícia, o morador Ailton Gonçalves assistiu assustado a correnteza levar o carro que havia acabado de estacionar na Rua Nicaraguá. O veículo parou em um buraco aberto pela água no meio do asfalto e teve a frente bastante danificada. Na Avenida Guaiapó, o leitor Fernando Medeiros flagrou um carro sendo arrastado pela enxurrada.
Na Rua Quito, na Vila Morangueira, a queda de uma árvore de grande porte sobre o portão de uma residência mobilizou a equipe da Defesa Civil. Em outros pontos da cidade, principalmente na região central, árvores caídas interditaram ruas e avenidas. Na Avenida Laguna, um motociclista sofreu uma queda ao bater no tronco de uma árvore que estava no meio da pista.
Além dos diversos pontos de alagamento, os semáforos desligados contribuíram para o caos no trânsito e os longos congestionamentos nas principais avenidas e ruas da cidade. A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) não soube precisar o número de equipamentos que estavam em estado de alerta.
No escuro
Os estragos causados na rede elétrica deixaram inúmeros unidade consumidoras em diversos bairros sem luz. Por volta das 18h40, a Copel ainda não tinha o levantamento do número de afetados. Todo o efetivo da empresa estava empenhado no restabelecimento da energia.
Rodovia
O temporal que atingiu Maringá também causou estragos na região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) pediu atenção redobrada dos motoristas por conta de várias árvores caídas na PR-323, entre Dr. Camargo e Cianorte.
fotos:Rafalr Silva, João Cláudio Fragoso e Leitor Arnaldo Santana

Nenhum comentário: