quinta-feira, 31 de outubro de 2013

“Quero que a Guarda Municipal seja como a PM de Maringá”, diz Ideval de Oliveira

O vereador Ideval de Oliveira (PMN) deverá ser o novo secretário de Trânsito e Segurança de Maringá. Mesmo sem data oficial para assumir o cargo, ele já promete treinar a Guarda Municipal para trabalhar como e até em conjunto com a Polícia Militar (PM), inclusive com armas letais. A entrada dele foi confirmada também pelo atual secretário da pasta, Ademar Schiavone, que disse ter sido comunicado da mudança, na manhã desta quinta-feira (31), pelo prefeito Roberto Pupin (PP). A assessoria de comunicação não confirmou a informação.





Oliveira, também capitão da reserva da PM, disse que recebeu aval do prefeito para implantar novas regras na Secretaria dos Transportes e Segurança (Setrans). Entre as quais estão abrir concurso para contratar cem agentes para a Guarda Municipal e treiná-los na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep) da PM, para que saibam agir nas ruas, nas mais diversas situações.





A ideia, informou Oliveira, é de que os agentes portem pistolas calibre 380 e coletes balísticos, acompanhem a PM em patrulhamentos e, quando necessário, realizem abordagens. “Quero que a Guarda Municipal seja como a Polícia Militar de Maringá.” No entanto, para isso, é necessário mudar o estatuto municipal, que, atualmente, proíbe o uso de armas letais pelos agentes – a mudança já é discutida na Câmara Municipal de Maringá (CMM).





Oliveira também prometeu discutir a criação de postos fixos nos bairros e a compra de novos carros para a Guarda Municipal, a fim de desafogar o trabalho da PM. Para ele, é um projeto ostensivo e preventivo para que a população, não somente no centro, sinta-se mais segura.





Depois de integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o transporte coletivo na cidade, ele garantiu ainda que estudará com afinco tudo o que foi levantado pelo relatório final.





O atual secretário da Setrans, Ademar Schiavone, contou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. Confessou também esperar que o sucessor resolva o problema do transporte coletivo, justamente por ter feito parte da CPI. “Ele disse que poderia reduzir o valor da passagem em R$ 0,20. Eu não descobri como, espero que ele descubra.”





O médico Carlos Eduardo Saboia Gomes (PMN) assumirá o cargo de Oliveira na Câmara.





Para PM, reforço seria bem-vindo





Para o tenente Claudio Rocha, da PM, ainda é cedo para discutir o trabalho em conjunto entre a Guarda Municipal e a corporação policial. No entanto, garantiu que, se tudo acontecer como pretende Oliveira, o reforço será bem-vindo, especialmente para a população maringaense.





Sobre o uso de arma letal pelos agentes municipais, Rocha afirmou que se trata de um processo lento, que requer muita análise e treinamento.



Gazeta Maringa

Um comentário:

Anônimo disse...

A guarda municipal de maringá fez um ótimo trabalho na madrugada de quarta pra quinta feira entre as Av XV de novembro e Getúlio Vargas. Um espertinho com um gol ficou dando cavalinho de pau com o carro bem enfrente aqui na praça da prefeitura, e do nada apareceu a guarda municipal,e enquadro os trouxas.Parabéns aos guardas que pegaram estes trouxas.Fica uma duvida... as cameras de vigilancia instalada aqui no poste não filmou nada ?