segunda-feira, 26 de julho de 2010

Começa a campanha contra as hepatites virais. Você sabe se prevenir?

A Secretaria de Saúde de Maringá realiza nesta semana, de 26 a 30 de julho, uma série de ações para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais ¿ oficializado pela Organização Mundial da Saúde como 28 de julho.

Entre as atividades previstas estão a convocação dos adolescentes de até 20 anos incompletos para iniciar ou completar o esquema de vacinação da Hepatite B.

O Programa Saúde da Família deverá chamar cabeleireiros, podólogos, manicures e tatuadores formais e informais, através de busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde, para a testagem sorológica e vacinação. Também serão distribuídos folhetos educativos sobre a doença à população assisti

da nas UBS.

Hepatite B

Em Maringá a vacina contra Hepatite B está disponível em todas as Unidade Básicas e Secretaria Municipal de Saúde , para todas as crianças desde o nascimento e adolescentes até os 19 anos, sendo necessário 3 doses para ficar imune a doença.

A partir dos 20 anos, a vacina poderá ser oferecida nos seguintes casos: vítima de abuso sexual; profissionais de saúde, manicure e podólogo; carcereiros, presidiários e reclusos; profissionais do sexo; coletores de lixo hospitalar e domiciliar; bombeiros e policiais e forças armadas; usuários de drogas injetáveis e inaláveis, entre outros.

Informações sobre as hepatites virais

O que é Hepatite?
É uma inflamação no fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A, B e C.

Hepatite A
A Hepatite A é uma doença transmissível, causada por um vírus que afeta o fígado. Muitas vezes as pessoas, embora doentes, não apresentam sintomas ou possuem sintomas leves. Pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e e objetos que estejam contaminados com o vírus.

Hepatite B
O vírus da Hepatite B é transmitido principalmente via sexual. Mas também pode ocorrer a transmissão através do compartilhamento de seringas e agulhas, colocação de piercing e procedimentos de tatuagem e manicure/pedicure com materiais não esterilizados, procedimentos médicos-odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados, transfusão de sangue, transplante de órgãos ou tecidos e hemodiálise.

Hepatite C
O vírus da Hepatite C é transmitido principalmente pelo sangue através do compartilhamento de seringas e agulhas no uso de drogas injetáveis, cachimbo para o uso do crack, procedimentos de tatuagem e colocação de piercing, procedimentos médico-odontológicos, cirúrgicos e de acupuntura com material contaminado e instrumentos de manicure/pedicure não esterilizados. Outra forma de transmissão deste vírus pode ser através de relações sexuais sem o uso de preservativos.

O que acontece quando a pessoa tem a doença?
Fica fraco e amarelo; vomita; tem dor de barriga; o fígado fica "inchado"; as fezes ficam esbranquiçadas; a urina fica escura. Em alguns casos a doença pode se desenvolver sem nenhum sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático.

PREVENÇÃO

Hepatite A: lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos; usar somente água tratada ou fervida; proteger os alimentos dos insetos; cozinhar bem os alimentos antes de consumir; lavar bem os alimentos que são consumidos crus, os pratos e copos, os talheres e mamadeiras; não utilizar água de rios poluídos para banho e irrigação de hortaliças; não tomar banho ou brincar perto de valetões, riachos, chafariz ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto.

Hepatite B e C: usar sempre camisinha nas relações sexuais; não compartilhar agulhas, seringas e cachimbo (no uso de crack); exigir material esterelizado ou descartável nos consultórios médicos, dentários, salões de manicure e locais de realização de tatuagens, colocação de piercings e acupuntura; só receber sangue testado após análise laboratorial; buscar atendimento médico se apresentar qualquer sintoma da doença ou em caso de exposição a alguma situação de transmissão das Hepatites Virais.

odiario.com

Nenhum comentário: