terça-feira, 3 de agosto de 2010

Irã rejeita proposta de Lula de conceder asilo para condenada à morte


O governo do Irã rejeitou nesta terça-feira a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder asilo à iraniana Sakineh Mohamadi Ashtiani, condenada à morte no país dos aiatolás por adultério. Para Teerã, Lula Silva se deixou levar pela emoção e agiu sem conhecimento de causa ao propor asilo a Sakineh, cuja pena será o apedrejamento em praça pública.

O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã. "Lula tem um temperamento muito humano e emotivo e provavelmente não recebeu informações suficientes sobre este caso", declarou o porta-voz do ministério, Ramin Mehmanparast. "O que podemos fazer é informar a ele os detalhes do caso desta pessoa que cometeu um crime para que compreenda o assunto", acrescentou.
No sábado, Lula propôs que o Brasil recebesse Sakineh, de 43 anos e mãe de dois filhos, condenada em 2006 por ter mantido "uma relação ilegal" com dois homens depois da morte de seu marido. “Se minha amizade com o presidente do Irã e o respeito que tenho por ele vale alguma coisa, se esta mulher está causando desconforto, então vamos recebê-la aqui de bom grado”, disse Lula no domingo, em Curitiba.
Na segunda-feira, o governo americano havia pedido ao Irã que aceitasse a proposta de Lula. A condenação de Sakineh causou grande repercussão na comunidade internacional, chegando a ser temporariamente suspensa por Teerã.

Nenhum comentário: