sábado, 21 de agosto de 2010

Morre Edmundo Lemanski, empresário e diretor presidente da RPC

Morreu, por volta das 14 horas deste sábado (21), aos 83 anos, Edmundo Lemanski, empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Ele lutava contra um câncer, ao qual vinha respondendo positivamente desde meados da década.

Nascido em Porto Alegre, em 2 de outubro de 1926, Lemanski chegou a Curitiba aos 20 anos. Ele cursou Direito na Universidade Federal do Paraná, onde conheceu Francisco Cunha Pereira, de quem se tornou sócio na compra do jornal Gazeta do Povo, em 1962.
De temperamento obstinado, conseguiu tudo o que queria. Na sociedade que firmou com Cunha Pereira, ficou responsável pelo planejamento estratégico da empresa, sempre com o objetivo de antever problemas. “Minha meta diária sempre foi pensar em como aumentar as vendas do jornal e torná-lo rentável”, disse Lemanski, em 2009, durante uma conversa sobre os 90 anos da Gazeta do Povo.
Afastado da rotina de suas empresas há cerca de dois anos, desde que os problemas de saúde se agravaram, declarou recentemente ter muita saudade das tardes na Gazeta do Povo – seu posto de preferência.
Edmundo Lemanski deixa viúva a também empresária Maria Elsa de Almeida Passos, natural de Campos Novos, Santa Catarina, e os filhos Marco, 44 anos; Maurício, 41; Mariano, 36; Elizabeth, 35, e a neta Sophia, de 6 anos. Estava na expectativa pelo nascimento de Lavínia, que seria sua segunda neta, também filha de Elizabeth.
O velório de Edmundo Lemanski será realizado, a partir das 21h deste sábado, nas capelas 1 e 2 do Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292 – Cascatinha). O enterro acontece no mesmo local no domingo (22), às 17h.
Gazeta doPovo

Nenhum comentário: