domingo, 22 de agosto de 2010

Na contramão de multas, suspensão de CNHs cai

O número de carteiras nacionais de habilitação (CNHs) suspensas em Maringá caiu no primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2009. Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), a redução foi de 15% nas suspensões emitidas por 20 pontos de infração e de 30% nas suspensões diretas (quando o motorista comete uma infração gravíssima que implica na retirada da habilitação, independentemente do volume de pontos no prontuário).

Ao todo, ocorreram neste ano na cidade 1.896 suspensões, ante 2.456 suspensões no primeiro semestre do ano passado ¿ uma redução de 23%.
Em todo o Paraná, também houve redução, de 20%, quando verificadas as suspensões por 20 pontos (8.335 no primeiro semestre deste ano contra 10.292 no primeiro semestre de 2009). Quando analisadas as suspensões diretas, no entanto, houve aumento de 10%, contrariando a tendência de queda verificada em Maringá.
A reportagem procurou o responsável do Detran-PR para comentar os dados, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A assessoria de imprensa do departamento apenas assinalou que a soma das suspensões de carteira não corresponde ao número de motoristas suspensos, porque um mesmo motorista pode acumular várias suspensões, "como no caso do ex-deputado Carli Filho, que tinha várias suspensões acumuladas", exemplifica a assessora.
Multas
Informado sobre a redução no número de CNHs suspensas, o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Maringá, capitão Ideval de Oliveira, afirmou que "os motoristas estão se conscientizando, portanto há menos infrações".
No entanto, de acordo com dados da Secretaria de Transportes de Maringá (Setran), houve um aumento expressivo no número de infrações de trânsito registradas na cidade quando comparados os primeiros semestres de 2009 e 2010, de 32.702 para 53.573 ¿ aumento de 60%.
O Diario

Nenhum comentário: