sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Na última maratona pelo interior do PR, Beto Richa fala sobre pesquisas

Beto Richa cumpriu nesta quinta-feira a última maratona de campanha por municípios do interior do Paraná. Em passagem por Maringá, comentou as impugnações de pesquisas conseguidas por sua coligação
O candidato ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), fez corpo a corpo e pediu votos no Terminal Urbano de Maringá, no último compromisso de campanha eleitoral na cidade, na tarde desta quinta-feira (30). Em passagem relâmpago pela cidade, Richa falou sobre a impugnação de pesquisas eleitorais, concedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a pedido dele, e sobre a declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que criticou a manobra da coligação tucana.

“É lamentável o presidente da OAB fazer uma declaração como aquela, contra a democracia; é lamentável, não sabe nem o mérito da questão”, disse o candidato. Entre outras coisas, Cavalcante disse que a impugnação das pesquisas feita pela Justiça Eleitoral, a pedido da coligação de Beto Richa, é um prejuízo grande para a democracia e “um prejuízo grande para o próprio processo eleitoral, para o seu fortalecimento. A transparência é essencial em todos os segmentos da nossa vida".
Richa afirmou que a entidade deveria questionar o tribunal, e não sua coligação. “A OAB, por tratar justamente de questões jurídicas e legais, deveria saber que eu não tenho esse poder. A OAB deveria estar questionando a justiça eleitoral do Paraná, que o fórum que realmente impugnou as pesquisas”, disse.

“Eu não sou censurador. Jamais fui”, enfatizou ao pontuar os motivos que levaram ao pedido de impugnação. “Nós detectamos distorções entre as pesquisas que estavam sendo divulgadas e as nossas [pesquisas] internas. Fomos ver quais eram os erros e a justiça corroborou a nosso favor, por sete votos a zero. Hoje por exemplo foi divulgada uma pesquisa, que estava dentro dos padrões aceitáveis pelo TRE”.
De acordo com o candidato do PSDB, um desses erros aconteceu na formulação do questionário. “A pesquisa começava perguntando sobre o governo Lula e logo depois perguntava em que o eleitor vota pra governador; está errado, como também estavam errados os critérios de ponderação acusados pelo juiz”, defendeu. Richa também se queixou do tratamento dado ao assunto na TV. “Eu só lamento que na televisão não deram democraticamente o direito do juiz, que deu coletiva ontem, de aparecer na televisão para demonstrar as verdadeiras razões (da impugnação das pesquisas). Valeu a versão da emissora de televisão, lamentavelmente”, disse.
Todas as últimas pesquisas realizadas pelos institutos Vox Populi, Ibope e Datafolha foram impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral após ações movida pela coligação que tem Beto Richa como candidato.
No último dia de campanha pelo interior do Paraná, Beto passou por Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel, Maringá e Londrina.

Um comentário:

Anônimo disse...

pesquisa??que pesquisa??eu não vi nenhuma ... sera que teve ? sete