sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dilma e Serra fazem último debate na Globo nesta sexta-feira

No último dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tevê, candidatos se enfrentam em debate na Rede Globo

Hoje será um dia importante para os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) fazerem os últimos pedidos de votos ao eleitor. Os últimos programas dos candidatos no horário eleitoral gratuito vão ao ar no rádio e na tevê. E à noite será realizado o último debate da campanha, na Rede Globo. O encontro terá um modelo diferente, com a participação de indecisos na plateia fazendo perguntas à petista e ao tucano. Para especialistas, apesar da importância dos dois eventos, os candidatos devem manter nesta reta final os discursos e as estratégias que vêm adotando durante a campanha.
O cientista político Ricardo Oliveira, professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), avalia que os candidatos não se arriscarão, neste momento da campanha, trazendo novas denúncias. Na opinião dele, o eleitor não gosta de novas denúncias na reta final de campanha, nem acredita nelas. “Acredito que os candidatos vão seguir o ritmo da campanha. Não acredito em nenhum fato novo nem em nenhuma mudança brusca nas estratégias e campanhas”, afirma. “A campanha já teve maior momento de tensão e agora caminha para a decisão.” Na tevê, Oliveira avalia que Dilma e Serra se dirigirão a seus eleitores. Para o professor de Direito Constitucional e Ciência Política Carlos Luiz Strapazzon, Dilma irá se dirigir no debate à militância do PT e do PMDB, além de buscar votos no eleitorado de Marina Silva (PV), que obteve cerca de 20 milhões de votos e ficou em terceiro lugar na disputa à Presidência.
Na análise de Strapazzon, a petista lembrará o compromisso de Marina com a agenda implantada no primeiro governo Lula. Já Serra irá se dirigir aos indecisos, aos evangélicos, aos representantes do agronegócio e aos nordestinos, diz o professor. “Espero que não seja um debate de ataques pessoais. Que seja um debate em que fique claro quais são os principais compromissos e os principais temas que preocupam cada um dos candidatos.”
Para a professora aposentada Maria Lúcia Victo Barbosa, especialista em Ciência Política, as pessoas estão ficando um pouco cansadas de debates e a campanha está “morna”. Ela espera que o debate de hoje traga temas que ficaram de fora da discussão durante a campanha, como reforma tributária e dívida pública. E diz acreditar que os dois candidatos manterão suas posições adotadas durante a campanha.
Ataques na tevê
O tom da propaganda eleitoral gratuita de ontem é um indicativo do eleitor que cada candidato tentará conquistar hoje na tevê. Ontem, os programas foram marcados por ataques entre os candidatos (leia mais nesta página).
No seu programa de ontem à tarde na tevê, Serra se dirigiu aos eleitores que podem vir a votar nele e buscou o voto dos evangélicos, com depoimentos do pastor Sóstenes Apolos e do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. O programa tucano também criticou a gestão da adversária na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre.
Já o programa da petista mostrou pessoas comuns comemorando os avanços que sentiram na economia, com comentários como “hoje as pessoas podem ter um carro”, “pobre tem acesso fácil à alimentação” e “hoje pode pagar dívida”. Dilma ressaltou avanços na economia. “No caso do governo passado a economia ia mal e o povo também”, afirmou a petista.
Serviço:
O debate na Rede Globo irá ao ar hoje após a novela “Passione” e será mediado por William Bonner. 

Nenhum comentário: