quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Confira o que abre e fecha no feriado de Finados em Maringá

No feriado prolongado de Finados em Maringá, as repartições públicas municipais terão ponto facultativo na segunda-feira (1º). Serão mantidos os serviços de natureza essencial, como coleta de lixo, plantão dos serviços assistenciais, atendimentos de saúde, orientações de trânsito, programas culturais e esportivos.
O atendimento do Paço Municipal e das secretarias municipais lotadas fora da Prefeitura será aberto ao público na quarta-feira (3), a partir das 8 horas. Com exceção da área administrativa, os setores operacionais da Secretaria dos Serviços Públicos funcionarão em regime de plantão.
Excepcionalmente no feriado do dia 2, o serviço de coleta não será realizado. Para não haver acúmulo de lixo, a equipe da Secretaria realizará a coleta na zona sul da cidade no domingo (31). No setor norte a coleta será feita na segunda-feira (1º).
Comércio e supermercados fecharão as portas somente no dia de Finados. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e região (Sivamar), as lojas abrem em horário normal na segunda-feira (1º) e fecham na terça (2). O mesmo deverá acontecer com os bancos, segundo o Sindicato dos Bancários de Maringá e Região.
Neste domingo de eleição (31), no Maringá Park Shopping Center, as lojas abrem das 14 às 20 horas e os espaços de lazer, entretenimento e alimentação das 12 às 22h30. Já na terça-feira (2), as lojas não abrem, mas a praça de alimentação, espaços de lazer e entretenimento das 10h30 às 22h30.
No Avenida Center, domingo, o shopping funciona em horário normal: lojas das 14 às 20 horas, e alimentação e diversões das 14 às 23 horas. Na terça-feira (2), as lojas também estarão fechadas, e praça de alimentação e diversões abrirão das 10 às 23 horas.
O Shopping Cidade também terá expediente normal no domingo: as lojas abrem das 14 às 20 horas e a praça de alimentação e diversão das 12 às 21 horas. O supermercado ficará fechado. Já na terça-feira, expediente só na praça de alimentação e diversão das 12 às 21 horas.
Saúde
O Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento da Zona Norte ficarão de plantão na véspera do feriado e na terça-feira (2), Finados. Os postos de saúde e a sede da Secretaria acompanham o funcionamento do Paço Municipal. O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.
Uma equipe da Secretaria de Saúde estará de plantão no Cemitério com o programa Finados sem Dengue, orientando os visitantes a retirarem as embalagens de velas e flores.
Setran
A sede da Secretaria de Transportes (Setran) acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. O funcionamento do Estar será realizado no sábado até o meio dia. Na segunda e terça-feira não haverá cobrança.
Os agentes de trânsito estarão em plantão dando suporte ao tráfego da cidade. No sábado (30), pela manhã, e no domingo (31) à tarde, agentes orientam a realização da eleição, com a interdição do trânsito na avenida Demétrio Ribeiro para retirar e receber as urnas eletrônicas.
Transporte Coletivo
As linhas de ônibus do transporte coletivo funcionarão conforme tabela normal no final de semana e na segunda-feira (1º). Na terça-feira (2) as linhas seguem a tabela dos finais de semana e feriados. No terminal urbano será disponibilizada uma linha com ligação direta ao Cemitério Municipal.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) funciona de acordo com o Paço Municipal. Em sistema de plantão, trabalham o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente 0800 - 6435115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (44 - 9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (44 - 3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (44 - 3901-1908) e os Conselhos Tutelares (44 - 9973-0323 e 44 ¿ 3901-1966).
O Restaurante Popular estará aberto ao público na segunda (1º), e fechado no Finados.
Esporte e Cultura
Neste final de semana prossegue a programação cultural. No sábado, dia 30, haverá o Seminário de Cultura Corporal Afro-Brasileiro. A Cia de Música e Dança AfroKundum Balê se apresenta às 19h30 no Teatro Reviver.
Até domingo (31), exposição de pinturas com obras do arquiteto alemão Edgar Osterroht retratam Maringá nos anos 50, época em que ele chegou na cidade. As 38 pinturas podem ser vistas no Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, localizado no Teatro Calil Haddad. Entrada Gratuita.
Também até o dia 31 a Exposição com Linhas e Cores. As obras da série Gravatas, de Maria Ivone Bergamini Vannucchi, poderão ser vistas no Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, localizado no Teatro Calil Haddad. No currículo de Maria Ivone estão participações nos Salões Paranaenses; 12ª Bienal de São Paulo; 23º Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro; 7ª, 8ª e 10ª Mostras do Desenho Brasileiro ¿ Curitiba; 20º Salon "Arts et Colleurs" - Thionville, França; projetos "Bicho do Paraná" e "Expoentes da Arte Paranaense". Além da Medalha de Ouro pela Academie des Arts, Scientists et Letters, Paris/França em 2007. Entrada Franca.
Os centros esportivos seguem o cronograma normal, fechando na segunda-feira (1º) para limpeza e abrindo na terça-feira (3) para o uso das quadras que deve ser agendado previamente.

Nenhum comentário: