sábado, 30 de outubro de 2010

Nova fase da duplicação vai custar R$ 135 milhões

A segunda fase das obras do Contorno Norte de Maringá, que inclui a duplicação de 11,1 km do total de 17,3 km, vai elevar o valor inicial do projeto em 95%. Na primeira fase, foram liberados R$ 143 milhões. Com os R$ 135 milhões liberados ontem pelo Ministério dos Transportes.
O Contorno Norte é financiado com recurso federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Para os motoristas que trafegam pela BR-376, a via será uma alternativa à Avenida Colombo, que passa por dentro de Maringá.


O Ministério dos Transportes publicou ontem no Diário Oficial da União o edital de concorrência para a segunda fase da obra. Além da segunda pista no trecho restante, a etapa inclui a duplicação de três pontes, a construção de uma trincheira na Avenida Pedro Taques e de um viaduto, em apenas um lado, na Avenida São Judas Tadeu.
A trincheira servirá para que a Pedro Taques passe por baixo do Contorno Norte, nos dois sentidos. Já a Avenida São Judas Tadeu, com apenas um sentido, passará por cima do Contorno, como outras cinco vias já existentes.
Até a conclusão da licitação são esperados três meses se não houver recursos por parte das empresas concorrentes. A assinatura com a empresa vencedora será feita no primeiro trimestre de 2011, com prazo de entrega de 18 meses.
De acordo com o engenheiro do Dnit, José Carlos Belluzzi de Oliveira, 80% do Contorno Norte está pronto. Os 20% restantes consumirão os recursos liberados nessa segunda fase. O engenheiro explica que essa etapa, apesar de representar uma parte menor da obra, é mais cara. "É uma fase mais pesada e mais cara da obra, pois inclui a construção do muro de concreto armado para contenção dos aterros em todo o lado direito (sentido Sarandi)", afirma Belluzzi.
Um dos fatores que encarecem a construção do muro, segundo o engenheiro, é a irregularidade do terreno. "Tem até minas no trajeto", avalia. Serão duplicadas também três pontes que sustentam o Contorno Norte. 
Os conduítes e bases para os postes de iluminação pública também serão incluídos nessa etapa. O Contorno Norte terá acostamentos em todo o percurso.
Com a liberação da segunda etapa, fica faltando a execução de mais uma "perna" nos seis viadutos que passam sobre a via, nos prolongamentos das avenidas Mandacaru, Kakogawa, Tuiuti, Franklin Roosevelt, Guaiapó e São Judas Tadeu.
Reclamação

O microempresário Benedito Ignácio Ferreira, morador do Parque das Hortênsias, reclama da falta de condições de travessia no Contorno Norte. 
"Estamos felizes com a obra, mas teremos uma rodovia da morte se não fizerem mais passarelas."
A maior reivindicação dos moradores está prevista para ser atendida na segunda etapa do Contorno Norte. Serão 12 passarelas, uma a cada 600 metros, em média. 
O auxiliar de carpinteiro Diego Lopes, morador do mesmo bairro, diz que sem esses pontos de travessia fica difícil chegar a postos de saúde e creches. "Tem duas travessias, uma perto da fábrica da Coca-Cola e outra um quilômetro depois", diz Lopes.
Total
R$ 280 mi é para quanto sobe o custo do Contorno Norte com a nova
liberação de R$ 135 milhões.
ODIÁRIO


Um comentário:

bene!!!!!!!!! disse...

Atenção. na rua chile não sera passarela e sim um viaduto por cima do contorno para o bem de todos!!!!!!!