quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Prazo para limpeza de túmulos vai até domingo


                               Gislene e a mãe, Erotildes, montam arranjos; trabalho é em família

Pelo menos três secretarias municipais estão envolvidas na preparação do Cemitério Municipal de Maringá para o feriado de Finados. A semana tem sido de muito trabalho no local, principalmente na limpeza, já que os prazos para esse e outros serviços vencem no domingo (31). A expectativa é que 300 mil visitantes passem pelo cemitério entre sábado e terça-feira, Dia de Finados.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), encarregada da limpeza e conservação, definiu o calendário para obras e limpeza dos túmulos (veja no quadro ao lado). Nos dias 1º e 2, as visitas estarão liberadas a partir das 7h.

O comércio ambulante no entorno do cemitério será acompanhado pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura. As áreas públicas liberadas para esse tipo de comércio são a calçada da avenida Juscelino Kubitschek (no entorno do cemitério), a Rua Vereador Primo Monteschio (entre a JK e a Praça de Todos os Santos) e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando o limite de 20 metros entre os portões do Velório e o portão de número 3, para facilitar o acesso de pedestres.

A Secretaria de Transportes (Setran) vai cuidar da organização do trânsito no entorno, com esquema especial já a partir de amanhã. A Guarda Municipal vai coibir a ação dos flanelinhas, que todos os anos tomam conta
das vagas de estacionamento.

Já a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai desenvolver o projeto Abandonando Velas, visando a evitar o trabalho infantil. Apenas integrantes de cooperativas de catadores, cadastrados na Sasc e devidamente identificados por crachá, terão autorização para recolher borras de velas para reciclagem.

Comércio

Para quem trabalha no entorno do cemitério, Finados é como o Natal para o comércio, como definiu a comerciante Elza dos Santos. Ela espera vender pelo menos 500 vasos de flores artificiais e naturais. "Essa época é uma loucura, a gente vende em um dia o equivalente à metade do ano. Tem que estar preparado."

Com uma loja há 15 anos bem na frente do portão principal do cemitério, Gislene Bergamo e a mãe dela, Erotildes, trabalham na montagem de 400 vasos de flores artificiais, importadas da China, que esperam vender até o dia 2. "Este ano o movimento começou mais cedo. O que a gente faz, vende", informa, sem descuidar da montagem dos vasos.

Erotildes explica que nessa época do ano a família inteira se envolve no trabalho. "Eu viro até pedreira", conta, enchendo os vasinhos de concreto.

"A gente faz com cimento porque não tem perigo de juntar água e criar mosquito da dengue e fica mais firme". Segundo ela, as flores artificiais são preferidas pelo público por serem mais resistentes.

Preparativos
Confira os prazos para a realização de serviços nos túmulos do cemitério municipal:

  • Até amanhã: obras e reformas
  • Até sábado: pintura
  • Até domingo: polimento, instalação de placas e limpeza 
  • O Diario

Nenhum comentário: