quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Problemas técnicos afetam telefones de emergência da PM

Sistema está operando analogicamente, o que torna o atendimento mais lento, segundo a PM. Não há previsão para normalização do atendimento

Desde a noite de segunda-feira (25), o cidadão encontra dificuldades para solicitar socorro à Polícia Militar (PM) e ao Corpo de Bombeiros por meio dos telefones de emergência – respectivamente, 190 e 193. Problemas técnicos detectados na central da corporação afetaram os serviços, provocando demora no atendimento ou dificultando que as ligações se completem.
Ao longo desta terça-feira (26), a Gazeta do Povo recebeu contato de leitores e de internautas, reclamando da falha nos telefones de emergência. No início desta tarde, a reportagem demorou sete minutos para conseguir atendimento por meio do 193. Neste intervalo, de seis tentativas, cinco tocaram até a ligação cair. No fim da tarde, a demora chegou a cinco minutos. O contato por meio do serviço de emergência 190 demorou cerca de quatro minutos, tanto no início quanto no fim da tarde.
Em nota oficial, a PM informou que a partir do momento em que os problemas técnicos foram detectados, a corporação optou por transferir a operação dos telefones de emergência a um sistema reserva, que opera analogicamente. Por isso, a PM explica que os serviços estão mais lentos e com capacidade menor. “Polícia Militar anuncia que em casos de ligação não completada, o usuário deve discar novamente”, orienta a nota. A PM não informou quantas linhas estão operando.
O comunicado ressalta que uma equipe especializada está trabalhando para solucionar o problema, mas não há previsão para que o sistema volte a operar normalmente. A PM lembra que o acesso às equipes policiais pode também ser feito por meio dos telefones do Projeto Povo (telefone celular que fica com as equipes de rua), cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br. “A PM também solicita aos cidadãos que antes de acionarem o sistema 190 / 193, analisem criteriosamente a situação a ser repassada, para que não haja congestionamento nas linhas de emergência policial e de bombeiros”, ressalta a nota.

Nenhum comentário: