sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UEM divulga concorrência do Vestibular de Verão; Medicina lidera com 143,1 candidatos por vaga


A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), a concorrência candidato/ vaga para o Vestibular de Verão 2010. Novamente o curso mais concorrido foi Medicina, com 143,1 inscritos por vaga.
Confira aqui a concorrência de todos os cursos da UEM.
Também registraram alta concorrência os cursos de Arquitetura (46), Direito Noturno (34,4), Direito Matutino (29,3) e Odontologia (29).Dentro do sistema de cotas, a maior concorrência é para o curso de Medicina, com 73 inscritos por vaga, seguido do curso de Educação Física Noturno (36),  Arquitetura (32,5), Direito Noturno (27,1) e Odontologia (26).
Ao todo são 18.591 concorrentes, entre eles 3.986 cotistas. São 2.216 vagas em 63 cursos de graduação.
As provas serão aplicadas de 12 a 14 de dezembro, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. O resultado será divulgado no dia 14 de janeiro.
A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) também divulgou a relação das  inscrições não homologadas (candidatos que não enviaram ficha de inscrição e/ou com problemas de documentação). O pedido de restituição da taxa das inscrições não homologadas poderá ser solicitado até 22 de novembro, por meio de requerimento protocolizado junto à CVU.
Estatísticas
O número de candidatos aumentou em relação ao último Vestibular de Verão, em dezembro de 2009. Cerca de 15 mil alunos se inscreveram para o concurso (aproximadamente 3 mil a menos que este ano). Na época, Medicina registrou uma concorrência de 122,4.
Para o membro da CVU, Antônio César Alves dos Santos, o aumento no número de candidatos este ano aconteceu por conta do crescimento no número de cursos e de vagas (são 16 cursos a mais, que resultaram em um acréscimo de 754 novas vagas).
"Foram criados novos cursos em campus fora de Maringá, como Cianorte, Goioerê e Umuarama. Nesses locais, percebemos que houve um aumento no número de inscritos. Acredito que a maior oferta tenha atraído mais interessados", ressalta Santos.
Em relação ao Vestibular de Inverno 2010, a concorrência foi significativamente menor. Em julho, Medicina havia registrado a segunda maior concorrência da história da instituição 267,1 (a primeira foi em 2009, 267,4).
Em Julho, cerca de 55 pessoas disputavam uma vaga no curso de Arquitetura. Engenharia Mecânica apresentou concorrência de 50,9, e Odontologia, 43,7.
De acordo com Santos, historicamente os vestibulares realizados no meio do ano são mais concorridos. "A UEM é uma das poucas instituições que realiza vestibular durante o inverno. Com isso, atraimos muitos candidatos de São Paulo e de outras instituições que não realizam provas nesta época", explica.
Novos cursos
Dezesseis novos cursos foram disponibilizados para os candidatos no Vestibular de Verão 2010, entre eles Engenharias Elétrica e de Produção, com sede no câmpus sede e a segunda em Goioerê.
A UEM inicia ainda três graduações em Ivaiporã: Educação Física, Serviço Social e História. No câmpus sede também começam as licenciaturas em Artes Cênicas e Artes Visuais, os bacharelados em Comunicação e Multimeios, Bioquímica, Tecnologia em Biotecnologia, além de Matemática, em período integral.
O câmpus de Umuarama terá os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Para o câmpus de Goioerê, foi aprovado o curso de Física. O Diario

Nenhum comentário: