quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bush revela por que é contra o aborto


Com o fim de seu mandato, o ex-presidente americano George W. Bush ficou dois anos afastado da mídia. Passou o tempo levando seu cão, Barney, para passear – e recolhendo seu cocô – e assistindo a jogos de beisebol (na foto, ele assiste à final do campeonato americano do esporte).  Isso quando não estava escrevendo seus memórias, Decision Points (algo como Horas de decisão), da editora Crown, que será lançado nos Estados Unidos nesta terça-feira (9).
No livro, Bush analisa 12 decisões que mudaram a vida dele – e que, por tabela, mudaram a vida de muita gente no mundo todo. Ele reafirma as decisões de entrar em guerra com Afeganistão e Iraque e de autorizar métodos de tortura no interrogatório de acusados de terrorismo.

Até aí, nada muito surpreendente. A maior revelação de Bush até agora acabou surgindo numa entrevista que o ex-presidente concedeu à rede de TV NBC para promover o livro. Bush disse ao repórter Matt Lauer como se tornou contrário ao aborto: depois que sua mãe mostrou-lhe um feto guardado em um pote. O feto era fruto de um aborto espontâneo tardio que Barbara Bush sofrera.
A entrevista vai ao ar na noite desta segunda (8), mas a revelação já foi noticiada pelo jornal New York Post, que reproduz alguns trechos da conversa. “Nunca esperei ver os restos mortais de um feto”, lembra Bush que, naquele dia, levou sua mãe de carro para o hospital. “Era uma vida, um pequeno irmão ou irmã”.
“Ela [Barbara] disse para o seu filho adolescente: ‘aqui está o feto’”, conta Bush. “Não há dúvida de que isso me afetou, formou a filosofia de que devemos respeitar a vida”. O ex-presidente disse, porém, que contou essa história não para reafirmar sua posição contra o aborto, mas para mostrar como desenvolveu uma relação próxima com sua mãe.
Bush pediu autorização de sua mãe para contar o doloroso episódio familiar em seu livro.
*Correção: o nome da mãe de Bush é Barbara, não Laura, como informava a primeira versão deste post. Laura é mulher de George W. Bush. Blog Mulher 7X7

Nenhum comentário: