Segundo a Secretaria de Transportes de Maringá (Setran), o assunto vem sendo debatido esta semana entre a Logitrans, prefeitura e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Até então, só se discutia a implantação de vias exclusivas para ônibus nas avenidas Brasil e Mauá.
Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, o principal objetivo dos trabalhos é priorizar o transporte coletivo sobre o individual, o que justificaria a implantação de corredores exclusivos em avenidas movimentadas, como a Morangueira e a Pedro Taques – pelas quais transitam via circulares, segundo a Setran, mais de mil passageiros por hora. "Curitiba serve de modelo porque o transporte coletivo começou a ser priorizado por lá desde 196. Maringá vai fazer isso a partir de agora e o prefeito (Silvio Barros) autorizou a Logitrans a começar os trabalhos do zero", comenta Menegazzo.
Além das avenidas Morangueira e Pedro Taques, as avenidas Mandacaru e Tuiuti também seriam contempladas com corredores exclusivos para ônibus, táxi e viaturas (polícia, bombeiros).
Em todas elas, a medida ocuparia a área reservada a estacionamento e seria aplicada apenas no início da manhã e no final da tarde. "No horário das 5h às 8h30, os ônibus circulariam no sentido norte-Centro, onde hoje é o estacionamento." O mesmo valeria para o sentido Centro-norte a partir das 16h30. "Ficaria proibido estacionar no sentido oposto até o término do horário de rush."
O secretário de Transportes, Walter Guerlles, esclarece que nada será definido – nem mesmo os binários das avenidas Brasil e Mauá – antes da audiência pública marcada para 13 de dezembro, na qual a população poderá se manifestar sobre as propostas formuladas pela Logitrans e dar sugestões. "O que podemos dizer é esse trabalho todo é para colocar o carro em segundo plano", diz o secretário.
Outra novidade antecipada em relação à audiência do próximo dia 13 é que o tempo limite de espera nos dias úteis, em qualquer ponto de ônibus de Maringá, será de 20 minutos.
Esse será um atrativo para que a população anda mais de ônibus e menos de carro. "Linhas coletoras com ônibus melhores percorrerão os bairros mais afastados, trazendo o maringaense até linhas expressas percorridas por veículos maiores nas principais avenidas", diz Menegazzo.
Avenidas que podem ter corredores exclusivos para ônibus
Avenidas Brasil e Mauá
Projeto de canaletas preferenciais para ônibus, com recursos do BID, fez parte das propostas do prefeito Silvio Barros na campanha para reeleição. A medida ajudaria a desafogar o trânsito na área central da cidade e ônibus percorreriam terminais leste e oeste (também no projeto), passando pelo terminal central, com agilidade.
Avenidas Morangueira e Pedro Taques
Também ganhariam corredores exclusivos para ônibus, mas não seriam em "tempo integral". No início da manhã e final da tarde, o estacionamento nessas avenidas ficaria proibido, cedendo espaço a ônibus, táxis e viaturas oficiais. Projeto poderia ser aplicado também nas avenidas Tuiuti e Mandacaru, outras duas importantes vias de acesso a bairros da zona norte.
Proposta pode ser apresentada pela consultoria Logitrans na audiência pública de 13 de dezembro·
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