domingo, 13 de fevereiro de 2011

Copel lança internet em banda larga extra na próxima segunda-feira


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai lançar, na próxima segunda-feira (14), o BEL-100, serviço de internet que vai permitir conexões em velocidades de até 100 megabites por segundo (Mbps) e, simultaneamente, o tráfego de voz e vídeo com qualidade superior e sem interrupções. Inicialmente, o serviço vai estar voltado para o mercado corporativo, atendendo a empresas e outros grandes usuários de internet, como o próprio governo. A conexão da banda extra larga vai ser faturada pelo consumo, em molde semelhante ao de energia elétrica.
A estatal já possui mais de 17 mil quilômetros de fibras ópticas em seu sistema de telecomunicações, que integram 240 dos 399 municípios do estado. A meta é atingir todos até o fim de 2012. Já o sistema da banda larga extra usará cabos de fibras ópticas com outro tipo de tecnologia, para permitir as conexões de até 100 Mbps, deve ser disponibilizado em Curitiba ainda neste ano. Em declaração à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo, o governador Beto Richa (PSDB) afirmou que o compromisso do governo é estender a conectividade em banda extra larga para todo o estado até o fim de 2014.
Para o lançamento do sistema, a estatal programou um diálogo via internet entre Richa e Lindolfo Zimmer, presidente da Copel, nesta segunda-feira. Dois aparelhos de videofone serão utilizados para o lançamento do sistema: um estará no Palácio das Araucárias e outro na sede da Copel no bairro Batel. Gazeta do Povo

Nenhum comentário: