sábado, 12 de fevereiro de 2011

Maringá registra o 4º caso de dengue em 2011


Maringá registrou nesta semana o 4º caso de dengue em 2011, segundo dados divulgados pela secretaria de Saúde de Maringá nesta sexta-feira (11). Além disso, houve 20 novas notificações da doença, que agora são 93 neste ano. Ainda não há registro de casos de óbitos causados por dengue em Maringá em 2011.

De acordo com o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, as ações contra a dengue continuam ininterruptas, com as ações de bloqueio nas áreas que apresentam casos positivos, com aplicação de fumacê. "O risco é sempre presente", ressalta.
Para Nardi, os últimos levantamentos apontaram uma média de focos acima do aceitável. "A comunidade precisa se mobilizar para combater a água parada e reduzir os índices", afirma.
Outro ponto importante apresentado no Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), datado de janeiro deste ano, segundo o secretário, é que a maioria dos focos está em resíduos sólidos, ou seja, no lixo e entulho deixados nos quintais, seguido de pratos de vasos, tonéis em obras e pneus. "Todos em condições de serem eliminados pelas pessoas, principalmente os pneus abandonados ao ar livre que voltou a preocupar", reforça.
Volta às aulas sem dengue
Na última quarta-feira (9), a prefeitura de Maringá abriu os trabalhos da campanha " Volta às Aulas sem Dengue", na Escola Municipal Silvino Dias. A campanha é uma ação entre secretarias de Saúde e Educação, que visa sensibilizar os jovens estudantes para o combater a água parada em locais como residências, empresas, escolas e terrenos vazios, além de orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Segundo Nardi, este tipo de campanha dentro das escolas é fundamental na tentativa de superação da doença. "A ideia dessa ação é levar informação para dentro das casas desses estudantes, pois o que eles aprenderem aqui vão levar para seus pais. O trabalho de vocês, crianças, é orientar e fiscalizar seus pais. Por isso vamos nós ajudar a fazer de Maringá uma cidade sem dengue", frisou.O Diario

Nenhum comentário: