segunda-feira, 2 de maio de 2011

HC de Curitiba encontra potencial doador para o bombeirinho João Daniel

O garoto João Daniel, conhecido como o Bombeirinho de Maringá, que teve diagnosticada leucemia aos dois anos, encontrou um potencial doador de medula óssea. A informação foi confirmada desta segunda-feira (2) pela mãe do menino, Ana Paula Estevam, e também pelo setor de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba.A assessoria de imprensa do HC de Curitiba, no entanto, informou que a confirmação da doação, que seria feita a partir de um cordão umbilical, depende de inúmeros exames de compatibilidade entre doador e paciente que já estão sendo realizados, porém ainda sem data certa para serem concluídos. Ainda segundo a assessoria do hospital, João Daniel tem uma consulta médica agendada para esta quarta-feira (4) às 8h30. Só depois desta consulta e dos laudos dos exames concluídos é que o médico responsável pelo caso deve se pronunciar.
João Daniel ainda não sabe sobre a possibilidade do doador, mas está bastante animado com a viagem para Curitiba, segundo a mãe do garoto. Além de João e da mãe, o pai do menino também deve ir à capital. "Precisamos decidir sobre a possibilidade do transplante", afirma Ana.
De acordo com o conselheiro tutelar de Maringá, Vandré Fernando, a notícia do possível doador para João Daniel chegou por meio do senador Álvaro Dias (PSDB), que entrou em contato com o Conselho Tutelar nesta manhã. " O senador conheceu João Daniel da última vez que esteve em Maringá e se sensibilizou com o caso dele", diz o conselheiro. Ainda segundo Fernando, o possível doador é dos Estados Unidos, e cabe à família decidir pela operação.
  • Larissa Ayumi Sato e Rosângela Gris

Nenhum comentário: