Uma audiência pública no dia 30 de maio vai discutir o pacote de verticalização elaborado pela Prefeitura de Maringá. A proposta libera diversas avenidas, além de duas regiões das zonas leste e oeste, para a construção de edifícios residenciais com até 100 metros de altura – o equivalente a 33 andares.
Entre as avenidas contempladas com a mudança estão a Colombo, Carlos Borges, Nildo Ribeiro e Franklin Roosevelt (confira a relação completa no mapa abaixo). De acordo com o governo municipal, a limitação para empreendimentos com no máximo 100 metros de altura é por conta do aeroporto de Maringá.
Hoje, o coeficiente máximo para construção na maioria das avenidas que constam do pacote de verticalização é de 1,4. Com a mudança, o coeficiente máximo será de 4,5. Para se saber o máximo que pode ser construído em um terreno, multiplica-se o tamanho do lote pelo coeficiente.
Com coeficiente de 4,5, um terreno de 1 mil metros quadrados poderá ter até 4,5 mil metros quadrados de área construída – o equivalente a um prédio de dez andares.
O mesmo coeficiente poderá ser aplicado na Avenida Colombo, no trecho entre a Avenida Tuiuti e a Rodovia PR-317, na saída para Paranavaí. Atualmente, a Colombo é um trecho urbano da BR-376, mas voltará a ter o tráfego administrado pelo município com a conclusão do Contorno Norte.
O contorno passará a ser a extensão da rodovia federal e a Colombo deverá ganhar um novo uso. "Pretendemos que a Colombo vire um bulevar, com uma paisagem bastante diferente dessa que a gente vê hoje", diz o arquiteto José Vicente Alves do Socorro, da Secretaria Municipal de Planejamento, um dos autores do projeto de verticalização.
Mas para construir o máximo possível no terreno, o empreendedor terá que pagar taxas extras para a prefeitura. "Vale lembrar que para construir o coeficiente máximo será cobrada a outorga onerosa", ressalva Socorro.
Além das avenidas, duas áreas também poderão receber os prédios de até 100 metros, formando novos conglomerados de condomínios. Na zona oeste, será na região do shopping Catuaí, entre a Avenida Harry Prochet e a Rua Vereador Arlindo Planas, no Parque Industrial Bandeirantes.
Já na zona leste, será na região que hoje abriga os parques industriais I e II, vizinhos ao Jardim América, no trecho entre as avenidas Guaiapó e Contorno Norte, margeando a Avenida Colombo.
Fábio Linjardi
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