segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cidade em SC registra -6,2ºC, menor temperatura do ano no país

Uma massa de ar frio que atua sobre o Sul do país causou geada e levou a cidade de Urubici, em Santa Catarina, a registrar a temperatura de -6,2ºC nesta segunda-feira (4). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura foi a mais baixa do país neste ano.
Nesta madrugada, ainda de acordo com o Inmet, houve geada em pelo menos 23 cidades dos três estados do Sul do país. "Foi uma condição de geada generalizada. Até em Porto Alegre geou, o que não é comum. A queda de temperaturas e as geadas ocorrem devido à presença de uma massa de ar polar sobre a Região Sul", afirma o meteorologista Gil Russo, do Inmet.
Antes do recorde registrado nesta segunda, a menor temperatura do ano havia ocorrido em maio, também em Urubici, com termômetros marcando -5,7ºC. Nesta madrugada, as menores temperaturas registradas pelo Inmet foram -5,6ºC em Cambará do Sul (RS) e -1,7ºC em Clevelândia (PR).
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal. Outros institutos podem apresentar diferentes medições.
Previsão pelo país
Nesta segunda-feira, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), uma frente fria influencia o tempo também na faixa leste da Região Sudeste. O dia será de muitas nuvens e períodos com chuva no centro-leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. No litoral do Espírito Santo, também há possibilidade de chuva à tarde.

No Sul, o dia terá sol no centro-sul do Rio Grande do Sul e céu nublado nas demais áreas da região. Podem ocorrer ventos fortes na faixa litorânea entre o Sul e o Sudeste.
Na área central do país, o sol aparece entre poucas nuvens, mas as temperaturas devem estar baixas entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás.
No oeste e norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará, do Amapá, do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e litoral da Paraíba, a previsão é de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva. Há possibilidade de chuva no litoral entre Pernambuco e Sergipe.G1

Nenhum comentário: