sábado, 19 de novembro de 2011

Clima provoca corrida a pediatras

Os dias, com manhãs frias e tardes quentes, provocaram corrida aos pediatras. O motivo é uma doença semelhante à bronquite, mas como atinge bebês recebe o nome de bronquiolite.
A inflamação dos bronquíolos por um vírus chamado sincicial respiratório também provoca inflamação de ouvido, laringe e pneumonia.
Os primeiros sintomas são semelhantes aos de um resfriado, como tosse, febre e coriza que geralmente evoluem para cura, mas que podem se agravar e provocar dificuldades de respiração.
"Tem que fazer o tratamento, porque uma das complicações é a pneumonia secundária", alerta o pediatra Kemel Jorge Chammas.
A bronquiolite é mais comum em bebês de até seis meses e quem recebe leite materno está mais protegido. Crianças com a doença devem evitar ambientes com aglomerações, como creches, escolas e supermercados. Durante o tratamento, as crianças devem ficar em repouso, tomar muito líquido, fazer inalação e ficar longe de fumantes.
A prevenção da doença é feita com cuidados diários simples, como evitar contato com pessoas doentes e lavar as mãos com frequência.
Bebês e crianças que vão a creches correm um risco maior de desenvolver a bronquiolite por causa da proximidade com outros alunos infectados.O Diario

Nenhum comentário: