terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em uma semana trem deixa de cruzar avenida 19 de dezembro

A passagem de nível da Avenida 19 de Dezembro será utilizada pela última vez na próxima segunda-feira. A inauguração do viaduto vai mandar para baixo de uma das avenidas mais movimentadas da cidade as composições que passam ao menos quatro vezes por dia, engarrafando o trânsito.
O transtorno atualmente é grande: a velocidade do trem varia de 20 a 25 km/h, com fila de vagões que pode chegar a 2 km. Em casos extremos - conforme o tamanho da composição e o horário - as filas chegam à Praça Sete de setembro e ao Cruzamento com a Avenida Colombo. Não há horário fixo ou frequência definida.

O anúncio da inauguração do viaduto foi feito ontem pelo prefeito Silvio Barros (PP) e será oficializado amanhã, após reunião entre membros da prefeitura, construtora CR Almeida e América Latina Logística (ALL).
A construção do viaduto começou em março deste ano e faz parte das obras de prolongamento do rebaixamento da linha férrea. Toda a obra é orçada em R$ 118 milhões.

Rafael Silva

Obras de rebaixamento da linha férrea em Maringá; alívio para os motoristas, principalmente no fim do dia
O profissional autônomo Amilton Bernardino Rodrigues mora ao lado da linha do trem, na 19 de Dezembro. Ele diz que o transtorno é grande toda vez que o trem passa. "O trem passa buzinando, a fila fica grande, é uma confusão. Até que enfim, já passou da hora", diz, sobre a conclusão do viaduto. O homem conta que o movimento diário das composições incomoda mais quem está no trânsito do que ele, que é vizinho dos trilhos. "A gente acostuma com o barulho, já não acordo mais por causa disso", diz.

Trânsito


O fim da passagem de nível pode resultar na instalação de um semáforo na esquina entre as avenidas 19 de Dezembro e Guaíra. Hoje, quem segue pela Guaíra só pode virar à direita ao chegar na 19, seguindo rumo à Colombo. Com o semáforo, seria possível virar à esquerda. "Acho que é necessário, mas vamos estudar isso para o próximo ano. Agora é hora de ver como o trânsito vai se comportar sem o trem", diz o diretor de Trânsito da Secretaria dos Transportes, Gilberto Purpur. Outra mudança, também em estudos, é o fim do estacionamento em toda a extensão da 19, para agilizar o tráfego. Fábio Linjardi

Um comentário:

Anônimo disse...

que tal um post com o PEQUENO atraso da obra?