domingo, 18 de dezembro de 2011

Sonho do tri santista é esmagado pelo 'futebol extraterrestre' do Barça

O Barcelona confirmou sua condição de melhor equipe do futebol mundial na manhã deste domingo (18) ao golear o Santos por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes, em Yohohama, no Japão. Em uma partida marcada pela completa superioridade da equipe catalã e pela apatia santista, principalmente no primeiro tempo, o Barça não teve dificuldade para marcar os três gols da vitória ainda no primeiro tempo e depois completar a goleada no segundo.
Este é o segundo título mundial do Barcelona, que havia vencido a competição em 2009, na final contra o argentino Estudiantes – anteriormente, o time espanhol havia perdido o título para o São Paulo em 1992 e para o Internacional em 2006.
A partida foi marcada pela posse de bola do Barcelona. Com sua tradicional e eficaz troca de passes curtos e movimentação extrema, o time espanhol colocou o Peixe na roda ao longo de todo o primeiro tempo. Apático e acuado, o Santos não conseguia roubar a bola, sofria muito para sair jogando e perdia a bola rapidamente nas raras vezes em que conseguia o desarme.
O tão esperado confronto entre os companheiros de seleção brasileira Neymar e Daniel Alves – o lateral era responsável por marcar a revelação santista – também não aconteceu. Enquanto o atacante do Peixe pouco conseguia fazer, o lateral do Barcelona se transformou em peça fundamental nos ataques espanhóis, trocando muitos passes no ataque barcelonês com Messi ao longo de toda o jogo.
O primeiro gol do Barça chegou aos 16 minutos da primeira etapa. Numa enfiada de bola de Xavi, Messi recebeu na área e, numa frieza sem tamanho, dominou na frente do goleiro Rafael e só deu um toquinho para a bola ir por cima do arqueiro santista. Era o início da goleada azul-grená. Apenas oito minutos depois, o Barça aumentou o placar. Daniel Alves entrou na área pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Xavi só empurrar para o gol e fazer 2 a 0.
Depois do segundo gol, o Santo ficou ainda mais apático em campo. O Barcelona seguia sua troca de passes incessantes, enquanto o Santos seguia levando sustos. Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, a defesa santista sofreu um bombardeio dentro da área, com direito a passe de calcanhar de Messi para Daniel Alves na pequena área. O brasileiro chutou, o goleiro Rafael defendeu. No rebote, a bola sobrou para Fábregas fazer o terceiro gol espanhol aos 44 do segundo tempo.
No retorno para o segundo tempo, o Santos passou a tomar mais iniciativa. Chegou a armar dois contra-ataques rápidos desperdiçados por Neymar e Borges, respectivamente. Mas nada que ameaçasse a completa soberania catalã na partida. O goleiro Valdés chegou a fazer duas defesas. Nada que assustasse a equipe do técnico Pep Guardiola.
O gol que decretou a vitória e o título barcelonês, além da goleada sofrida pelo o Santos, aconteceu aos 37 minutos do segundo tempo. Em contra-ataque rápido do Barça, mais uma vez com o lateral brasileiro Daniel Alves, Messi foi acionado na área. E, mais uma vez, com sua frieza, driblou o goleiro Rafael e só rolou para o gol. Barcelona campeão.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: