sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nasa descobre planeta com "cauda" fora do Sistema Solar


Astrônomos da Nasa confirmaram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, a existência de uma espécie de "cauda", típica de um cometa, em um exoplaneta (fora de nosso Sistema Solar) extremamente quente que poderia ser chamado de "planeta-cometa".

Chamado de HD 209458b, o gigantesco planeta gasoso orbita tão perto de sua estrela que o calor está aquecendo sua atmosfera e fazendo com que ela escape pelo espaço. São esses gases que estão formando a cauda, revelou a Nasa nesta sexta-feira (16).

O planeta fica a 153 anos-luz da Terra, pesa um pouco menos do que Júpiter, mas orbita sua estrela a uma distância cem vezes menor do que o maior planeta de nosso Sistema Solar.

O HD 209458b, que está sendo cozido, gira em torno de sua estrela em apenas três dias e meio, muito mais veloz do que Mercúrio, o planeta mais rápido de nosso sistema, que leva 88 dias para dar a volta em torno do Sol.

O astrônomo Jeffrey Linksy, da Universidade de Colorado, chefe da pesquisa, disse que “desde 2003 os cientistas vêm teorizando que a massa perdida está sendo empurrada para trás e já até calcularam como ela se parece”.

O COS detectou elementos pesados, como carbono e silício, na atmosfera de mais de 1.000 graus Celsius, fazendo com que sua estrela-mãe aqueça toda a atmosfera, permitindo que até eles escapem do planeta.

Embora o HD 209458b esteja sendo torrado por sua estrela, ele não deverá ser destruído tão rápido. Segundo os pesquisadores, deverá levar cerca de um trilhão de anos para evapora
r.
R7


Nenhum comentário: