quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IBGE recebe denúncias de seis falsos recenseadores em Maringá

Sílvia na casa de Deisiane, no Jardim Tabaetê: PDA usado para as entrevistas é de exclusivo do IBGE

Foram narradas situações de cinco moradores e um dono de farmácia, alegando que as pessoas que bateram nas suas portas não eram recenseadores. Nenhum suspeito foi preso.
Ontem de manhã, uma reunião foi realizada entre coordenadores e supervisores do Censo em Maringá para reforçar a necessidade de orientar os recenseadores sobre a identificação antes da coleta dos dados.
"Eles seguem normas e estão caracterizados de uma forma que não tem como confundir, além de usarem um PDA (computador de mão) que só nós possuímos. É preciso que cada um dos itens seja observado para, então, aceitar responder o questionário", explica a coordenadora de subárea do Censo de Maringá, Sônia Maria Calixto Gomes.
Ninguém em casa

Além dos falsos recenseadores, Sônia fala de outro problema que têm sido detectado em alguns bairros: os moradores praticamente nunca estão em casa.
As principais áreas são na Avenida Cerro Azul e jardins Novo Horizonte e Tabaetê. "São áreas mais complicadas, mas estamos ajustando as visitas", diz.
Cadastrada para atender ao Tabaetê, a recenseadora Sílvia Aparecida Bertolini Espíndola confirma a dificuldade para achar as pessoas em suas residências, mas foi bem recebida quando chegou à casa da faccionista Deisiane Fernanda Leopoldino, 32 anos, na tarde de terça-feira.


"A maioria tem compreendido a importância do trabalho do Censo. O ruim mesmo é encontrar os moradores, por isso trabalhei no último sábado", conta Sílvia, que já completou o questionário em aproximadamente 80 domicílios.
Deisiane acredita na seriedade do questionário aplicado pelo IBGE. "Sei que, além da contagem da população brasileira, o governo quer saber o que mais precisamos para destinar verbas aos municípios", diz.
O Diario

Um comentário:

Anônimo disse...

No Rio de Janeiro estamos com os mesmos golpistas. Na verdade era uma mulher que pediu varias informações da minha familia. Inclusive do trabalho.

Isto em pleno mes de dezembro (2012)