quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisa Datafolha mostrou petista com 49% e tucano com 29% das intenções

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, passou à frente de José Serra, candidato do PSDB, nos principais redutos tucanos do país. Dilma tomou a dianteira em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, estados em que, até a semana passada, Serra liderava. O levantamento aponta a candidata do governo com 49% das intenções de voto, 20 pontos à frente do tucano, que tem 29%. De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 23 e 24 de agosto, Dilma venceria no primeiro turno.
O instituto ouviu 10.948 pessoas em todo o país. Em São Paulo, estado que Serra governou até abril e que é governado pelo PSDB há 16 anos, Dilma aparece com 41% das intenções de voto – na pesquisa anterior a petista tinha 34%. Já o tucano caiu de 41% para 36%. No Rio Grande do Sul, a ex-ministra subiu de 35% para 43%, enquanto o tucano caiu de 43%, para 39%. A pesquisa apontou ainda que aumentou a preferência por Dilma entre os eleitores com maior faixa de renda.
Serra conseguiu manter a dianteira apenas em algumas faixas do eleitorado, como em Curitiba, capital paranaense, onde o tucano tem 40% das intenções de voto, ante 31% da petista.
A candidata do PV, Marina Silva, manteve os 9% alcançados na pesquisa anterior.Entre os demais candidatos – Plínio Arruda (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PSB) e Levy Fidelix (PRTB) – nenhum atingiu 1% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os votos em branco ou nulos somam 4%, enquanto os eleitores indecisos chegam a 8%.
O Datafolha simulou ainda um eventual segundo turno e, novamente, Dilma aparece na liderança. A petista tem 55% das intenções de voto, ante 36% de Serra. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 25.473/2010.
Veja

Nenhum comentário: